FÓRMULA 1
.
Como todos sabem, a Fórmula 1 é a categoria máxima do automobilismo mundial e arrasta uma enorme legião de fãs de todos os países por todos os autódromos que passa ou mesmo em frente à tela da televisão. O esporte já consagrou mitos, como Michael Schumacher, Ayrton Senna, Niki Lauda, Jim Clark, entre outros tantos.
.
Diante de tantos pilotos talentosos que já conquistaram um título ou realizaram grandes feitos nas pistas, fica a sempre polêmica pergunta: quem foi o melhor piloto de todos os tempos? É fato que, mesmo após horas e horas de discussão, seja em um programa esportivo ou até numa conversa numa mesa de bar com os amigos, é realmente difícil apontar a superioridade de um sobre o outro e definir quem é o dono do posto de "melhor".
.
Com o intuito de apimentar mais essa discussão, o famoso e prestigiado jornal italiano Corriere della Sera, colocou em seu site uma enquete, perguntando aos internautas "quem é o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos". Os quatro pilotos selecionados para a votação são Michael Schumacher, Juan Manuel Fangio, Ayrton Senna, e Alain Prost. Para quem não os conhece, aqui vai um breve resumo da carreira de cada um:
.
O Corriere della Sera pergunta aos leitores quem é o melhor piloto de todos os tempos
Ayrton Senna: Grande herói brasileiro no esporte, Senna se destacou na F1 não só pelo seu diferenciado talento, mas também pelo seu carisma. Dono de três títulos (1988, 1990, 1991), Ayrton conquistou 41 vitórias e 65 pole positions na categoria, os números na verdade não são capazes de mostrar quão genial era o modo de pilotagem do brasileiro. A sua inigualável habilidade em pilotar na chuva e a capacidade de fazer coisas quase impossíveis com carros inferiores aos seus rivais em algumas temporadas fizeram ele se tornar uma lenda no esporte. Infelizmente, o destino lhe pregou uma peça. O acidente no dia 1º de maio de 1994, no fatídico GP de San Marino, tirou a vida de Senna, aos 34 anos de idade.
Michael Schumacher: Em termos de estatísticas não há o que discutir, o piloto alemão é dono de quase todos os recordes da categoria. Ganhou nada mais nada menos que sete campeonatos (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004), acumula 91 vitórias e 67 poles. Se aposentou no final da temporada de 2006, mas mesmo com todos esses números, a superioridade de Schumacher é contestada pela grande maioria, pois em quase todas as oportunidades tinha um equipamento superior ao de seus rivais e pelas suas controversas manobras, nas decisões dos títulos de 1994, onde jogou seu carro propositalmente em cima de seu oponente Damon Hill e ficou com o título, e em 1997, onde também tentou tirar Jacques Villeneuve da disputa, desta vez sem obter sucesso.
Juan Manuel Fangio: Um dos maiores nomes do esporte argentino, Fangio ficou com o "cargo" de maior campeão de todos os tempos até a chegada de Schumacher. Com cinco títulos no currículo (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957), 24 vitórias e 25 poles, o argentino foi sem dúvida o maior piloto da era inicial da Fórmula 1. Em uma época em que o esporte era extremamente perigoso, onde a morte rondava a cada curva ou acidente, Fangio mostrou ser extremamente habilidoso e dono de uma perícia incrível, sem dar chance aos seus rivais. Prova disso foi ter mantido a competitividade até o ano de sua aposentadoria, em 1957. Morreu no seu país natal, em 1995. Tinha uma admiração enorme por Senna.
Alain Prost: O baixinho francês, odiado por muitos brasileiros por causa da rivalidade com Ayrton Senna nos tempos de McLaren e quando estava em outras equipes na década de 90, era mestre em como saber ser constante e rápido ao mesmo tempo numa corrida. Chamado até de burocrático por alguns, por causa do seu jeito técnico e até mesmo cauteloso de guiar, fato é que Prost era extremamente eficiente e competitivo, seja em qual equipe fosse, tanto que ganhou o apelido de "Professor" no mundo da F1. Quatro vezes campeão (1985, 1986, 1989 e 1993) e dono de 51 vitórias e 32 pole positions, Prost foi mais um que se aposentou em grande estilo, com o título de 1993. Um dos maiores nomes franceses na história dos esportes.