sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Limites aos blogueiros nas Olimpíadas

OLIMPÍADAS - BLOGS

O Comitê Olímpico Internacional (COI), anunciou nesta sexta-feira que vai permitir blogs durante os Jogos Olímpicos de Pequim, diferentemente do Comitê Pan-Americano, que proibiu blogs durante os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro no ano passado. Porém, a partir de uma série de normas, a entidade alerta que os blogueiros deverão seguir as regras do Comitê.
.
A decisão de permitir os blogs foi tomada para atender às reivindicações de atletas de diversas federações, para poderem atualizar seus sites pessoais normalmente durante a competição. Antes disso, a entidade estava preocupada com relação a manifestações, quebra de direitos autorais e de sigilo de informações.
.
"O COI considera blog um formato legítimo de expressão pessoal e não uma forma de jornalismo", afirmou a entidade. "Será requerido que os autores de blogs se atenham ao relato de suas experiências." Para o COI, as medidas tem como foco principal proteger os donos de direitos autorais, cujos contratos são válidos em bilhões de euros (!).
.
Ainda sobre restrições, os blogueiros estão proibidos de postar qualquer tipo de material visual ou vídeos das Olimpíadas entre os dias 8 e 24 de agosto, período em que serão realizadas as competições, e também informações confidenciais ou de terceiros. Os blogs também não poderão ter acordos de exclusividade com empresas e não poderão conter propaganda ou alguma referência comercial. "Blogs devem se ater ao espírito olímpico e ser dignos e de bom gosto", diz o comunicado do COI.
.
Pois é. Mais uma vez quem perde com isso são os internautas, que se vêem inibidos de trabalhar e informar quem quer ser informado.

4 comentários:

Henrique Monteiro disse...

Mas e se o blogueiro for e colocar algo no blog, o que acontece?


Oo

Raoni Frizzo disse...

Olha, aí eu não sei. Mas creio que ele seja notificado a retirar o conteúdo do ar. Ou o próprio blog pode ser deletado (o que não acho impossível).

Mas eu acho que se for creditado, não deve ter problema, espero! Senão foi pro saco o projeto "Blogo News" de uma super cobertura das Olimpíadas.

Caso dê tudo certo, os leitores do Blogo News terão uma cobertura sensacional das Olimpíadas 2008, cheia de matérias diárias e sobre os mais diversos esportes e culturas.

Obrigado a todos pelas visitas!

Anônimo disse...

E o projeto dará certo!


Abraços

Capitão N disse...

carai, aí complicou!
imagine o pessoal q tem seus blogs unicamente voltado para Esporte?
pffff!!