domingo, 30 de setembro de 2007

José Dirceu é inspiração para "Duas Caras"

TELEVISÃO

A Taís morreu, o Olavo morreu e Bebel acabou na CPI. Agora que a história virou realmente um Paraíso para Paula, Daniel e suas filhas gêmeas, o novo assunto da Rede Globo é o cara que casa por interesse, foge com o dinheiro da mulher e faz plástica para mudar de vida.

A nova novela do horário nobre, "Duas Caras", é de autoria de
Aguinaldo Silva. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o autor conta que a inspiração para o vilão veio do político José Dirceu. "Casamento, vida dupla, abandono da segunda vida para voltar à política... Quem faz isso é capaz de qualquer coisa. Tenho medo dele", afirma o autor, que só tem novelas das oito em seu currículo.
O político José Dirceu, inelegível até 2015

O ex-ministro de Lula - comparado ao mais novo vilão da Globo, Adalberto Rangel -, antes de se eleger deputado e ter o mandato cassado pelo mensalão, já fez plástica em Cuba e casou-se no Brasil com outra identidade, com a intenção de fugir da ditadura. Com a anistia, José Dirceu se revelou e separou-se da mulher.

Associações com
Ramirez Abadía e sua coleção de plásticas e falsas identidades também não devem ser descartadas. O autor diz que o vilão da novela e o traficante colombiano considerado o segundo homem mais perigoso do mundo têm muito a ver, mas a história de José Dirceu é como se fosse uma "lenda urbana".

O ex-ministro da Casa Civil, através de sua assessoria de imprensa,nem ao menos comentou as críticas feitas a ele por Aguinaldo Silva.

sábado, 29 de setembro de 2007

A bela virou fera

FUTEBOL

Hope Solo (à esq.) não economizou nas farpas ao seu treinador, Greg Ryan


Na partida da semifinal da Copa do Mundo de futebol feminino entre Brasil e Estados Unidos, não foi só o show de Marta e companhia que chamou a atenção de toda a imprensa, especialmente a norte-americana. A atitude do técnico da seleção dos EUA, Greg Ryan, ao barrar do confronto a então goleira titular Hope Solo, para dar lugar à veterana Brianna Scurry, também gerou muita discussão e polêmica.
.
Ryan justificou a escolha, alegando que Scurry era mais experiente e que nunca havia perdido para a seleção brasileira. Não colou! O que se viu em campo foi uma sucessão de falhas, tanto por parte de Scurry, como por parte do sistema defensivo americano.
.
A opção do treinador causou uma situação desagradável até durante a partida. Logo após o Brasil marcar o seu segundo gol no jogo, o telão do estádio, que reproduz imagens oficiais da FIFA, mostrou a cara fechada de Solo no banco de reservas e, em seguida, o desepero de Brianna no campo.
.
Como se não bastasse, após o término da partida, a musa da seleção dos EUA não poupou críticas ao seu treinador. "Foi uma decisão errada. Eu acho que qualquer pessoa no mundo, que conhece qualquer coisinha de futebol, sabe que não se deve trocar de goleira antes de uma partida decisiva", declarou, irritada. Ás vésperas da partida, Solo comparou a decisão de Ryan como se fosse semelhante a "tomar um soco no estômago". Depois da derrota, ainda disse que vai torcer para o Brasil na final da copa. "Quero que o Brasil ganhe este Mundial. Merecem muito mais que qualquer outra equipe. Jogaram bonito, leve, solto e marcaram presença em campo de maneira imponente".
.
O preparador de goleiras da seleção brasileira, Luis Castegnaro, criticou a atitude de Greg Ryan. "Pra mim o treinador fez um dos mais graves erros que existe no futebol profissional. Tirar uma goleira com ritmo de jogo a menos de 48 horas de um jogo é uma decisão de alguém que realmente não sabe das manhas e da realidade do futebol. Futebol não é pôquer, é coisa séria", comentou.
.
Castegnaro também foi irônico ao comentar sobre o assunto. "Esse treinador deve ter um pézinho no Brasil porque ele ajudou a gente desestabilizando os EUA. Tem que ter uma explicação lógica para tirar uma goleira de 25 anos e colocar a de 36 anos, que nunca tinha sofrido gol contra o Brasil. Muito bem, agora a Scurry pode ir para casa, para mim ela é uma ex-atleta. Se ela nunca tinha tomado gol, agora ela já fechou a carreira com o que faltava", concluiu.
.
foto: AP

Novo velho palco

FÓRMULA 1

Lewis Hamilton e sua McLaren em Fuji: novo desafio para os pilotos

Além de promover mais uma disputa caseira e emocionante entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso para ver quem fica com título de campeão de Fórmula 1 desse ano, o fim de semana do GP do Japão traz para os fãs do automobilismo uma "nova" atração: o renovado circuito de Fuji.
.
Totalmente remodelado, o circuito nipônico sedia pela segunda vez em sua história uma etapa do campeonato. A primeira e única foi no ano de 1976, na famosa decisão do título entre o austríaco Niki Lauda e o inglês James Hunt. Sob forte chuva, Lauda recusou-se a correr, alegando falta de segurança, e entregou de bandeja o título para Hunt, que chegou em terceiro na corrida e aos 69 na tabela de classificação, superando o austríaco por apenas um ponto. O vencedor da corrida naquela ocasião foi o norte-americano Mario Andretti, da Lotus.
.
O autódromo foi comprado em 2002 pela montadora Toyota e sofreu uma total reestruturação, desde as instalações dos boxes e paddock até o traçado. A pista, que contava com 4359 metros antes das reformas, passa agora a ter 4563 metros, e uma longa reta dos boxes. O circuito caiu na graça dos pilotos. Heikki Kovalainen classificou a pista como "um tapete divertido". Já o alemão Nick Heidfeld achou o autódromo "mais fluente do que pensava".
.
Fuji irá revezar com Suzuka o posto de sede do Grande Prêmio do Japão. Quem ganha com isso é o público, que terá o prazer de ver duas pistas fantásticas intercalando ano-a-ano uma prova que já decidiu vários campeonatos, entre eles o três títulos de Ayrton Senna.
.
foto: AFP

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Cada vez mais fenomenal!

FUTEBOL

O futebol de Marta encantou até o presidente da FIFA, Joseph Blatter

Cada vez mais o mundo do futebol se vê obrigado a render-se ao talento de Marta. E não é pra menos! Com a brasileira em campo, o show é garantido, com jogadas imprevisíveis e gols capazes de deixar qualquer torcedor impressionado. A jogadora, considerada pela FIFA a melhor do mundo em 2006 e favoritíssima a ganhar o prêmio em 2007, diz que o status de "melhor" não tira um segundo de seu sono. Para ela, a felicidade será muito maior se o Brasil conseguir ser a melhor equipe do mundo.

Presente no estádio na partida entre Brasil e Estados Unidos, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, se disse encantado com o futebol da craque e de suas companheiras. "Ter em um Mundial uma equipe como esta do Brasil só enaltece o jogo. Marta simplesmente me deixou boquiaberto, não foi à toa que dezenas de milhares de pessoas aplaudiram de pé o Brasil neste estádio. Prevejo um jogo histórico na final deste domingo", disse em entrevista ao Terra.

Marta também arrancou elogios do zagueiro Fábio Luciano, do Flamengo. Segundo ele, a brasileira tem o dom de jogar futebol e de encher os olhos dos torcedores.

Outro jogador que também se rendeu ao talento da craque é o sempre polêmico Vampeta. Porém, o volante do Corinthians usou o bom humor para falar do assunto. "Temos que nos espelhar nelas (atletas da Seleção feminina, finalista do Mundial) mesmo. Que vontade de ter a Marta no Timão, mas ela não iria agüentar jogar com tanto perna-de-pau do lado dela", brincou.

Realmente, a Marta merece coisa melhor!

foto: AP

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

"O Brasil deve muito aos negros", diz Mano Brown

MÚSICA

O entrevistado da vez no programa Roda Viva da última segunda, dia 24, foi o rapper Mano Brown, líder do grupo musical “Racionais MC’s, formado em 1988 na capital paulista. Sempre polêmico, o cantor não poupou críticas ao governo e defendeu, mais uma vez, a legalização do tráfico de drogas.

Mano Brown disse que como a bebida, que segundo ele é pior que qualquer outra droga, o tráfico deve ser permitido. “Os traficantes são considerados criminosos, mas os grandes empresários que vendem bebidas não são”, declarou no programa.

A favor das cotas para negros nas universidades, o cantor afirmou que a educação deveria ser de graça para todos e o Brasil “deve muito aos negros”. O músico que não quis cursar o ensino médio, pois não gostava do clima da escola.

No programa mediado por Paulo Markun, que também é responsável pela direção, Mano Brown citou Cuba como exemplo de país que teria parado de tentar ser Nova York, coisa que o Brasil, segundo ele, almeja.

O grupo Racionais MC’s, que conta também com Ice Blue, Edy Rock e
KL Jay, raramente faz show fora da periferia, pois, segundo declaração do próprio líder da banda, o público-alvo deles está lá. Com mais de um milhão de cópias vendidas, Mano Brown é considerado é um dos mais influentes rappers do Brasil.
.
foto: Divulgação/TV Cultura

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Esquadrão alemão dizima Noruega e decide copa

FUTEBOL

.
Não tem pra ninguém. Mais uma vez a seleção da Alemanha não tomou conhecimento de seu adversário e já está na grande final da Copa do Mundo de futebol feminino. Na cidade de Tianjin, a vítima da vez foi a Noruega. Com uma atuação digna de arrancar apalusos de qualquer torcedor, as alemãs não tiveram dificuldades em eliminar as norueguesas pelo placar de 3 a 0.
.
Atual campeã, a seleção alemã faz campanha impecável na competição: são quatro vitórias e um empate, com 19 gols marcados e nenhum sofrido. A Alemanha enfrentará na final, ás 9 horas de domingo, o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Brasil, que jogam amanhã, no mesmo horário.
.
Alemãs comemoram o primeiro gol contra a Noruega
.
As alemãs começaram a partida pressionando as norueguesas, chegando com perigo nas jogadas de linha de fundo. As adversárias assustavam apenas nos contra-ataques, explorando as jogadas de velocidade. No final da primeira etapa, aos 42 minutos, a artilheira Birgit Prinz chegou à linha de fundo e cruzou forte, a norueguesa Trine Roening tentou desviar o cruzamento e acabou marcando gol contra, enganado a goleira Bente Nordby.
.
No segundo tempo, a Alemanha voltou ainda melhor e pressionou o time adversário desde o começo. O segundo gol saiu aos 27 minutos. Kerstin Stegemann chutou da entrada dá área, a bola desviou na zaga e enganou mais uma vez a goleira Nordby. Visivelmente abatida, a seleção norueguesa tomou o golpe final três minutos depois. Em um desastroso recuo de bola da zaga para a goleira Nordby, Martina Mueller aproveitou a falha e decretou a vitória por 3 a 0.
.
Esta é a terceira vez que a Alemanha chega a final do torneio (as outras duas foram em 1995, quando foi vice-campeã, e em 2003, quando conquistou o título). A Noruega, campeã de 1995, disputa a decisão do terceiro lugar no sábado.
.
foto: AFP

Sim, uma vergonha nacional

BRASIL
.

Os motivos para fazer uma busca por “vergonha nacional” no site Google devem ser os mais variados. Trabalho, curiosidade entre outros. Porém, o que deve intrigar muitas pessoas é, sem dúvida, o primeiro resultado: o site oficial do Senado Federal.

A lógica desse resultado de busca mostra um sentimento de vergonha que tomou proporções de nível nacional: a impunidade, que já é considerada, infelizmente, algo normal no Brasil. O mais recente exemplo, esse do Senado, é a do presidente da casa, Renan Calheiros. O usineiro João Lyra, que foi sócio de Renan durante cinco anos afirmou, em entrevista à Revista Veja, que o senador por Alagoas usou laranjas na sociedade secreta em rádio e jornal, pois não podia “aparecer no negócio”.

Não é de hoje que os políticos perceberam a importância da imprensa para continuar no poder. Nesse “coronelismo moderno”, constroem verdadeiros impérios comunicativos que garantem a auto-propaganda. Depois vieram as contas pagas por empreiteiras, a pensão da filha com a jornalista Mônica Veloso ...

Para alguns, considerando o ditado que a esperança é a última que morre, esse sentimento de impunidade pode acabar, o que mostrou isso foi o julgamento comandado pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie. Nele, três ministros, incluindo o ex-Chefe da Casa Civil, José Dirceu, considerado o braço direito do primeiro governo Lula, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, que tornou público o esquema durante um depoimento para à CPI dos Correios, em 2005, e outros mais de trinta envolvidos com o esquema batizado de “mensalão” foram acusados. “Este julgamento mostra quanto são equivocadas algumas opiniões sobre a eficiência do STF”, disse Ellen Gracie no dia 28 de agosto, quando foi lida a sentença.

Pelo jeito, vergonha nacional e senado já viraram sinônimos. Para aqueles que querem confirmar: Busca Vergonha Nacional Google.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Novas fábulas e contos fabulosos

HUMOR
.
O escritor e desenhista Millôr Fernardes acaba de lançar dois livros em parceria com o cartunista Angeli. São mais de duzentos contos e fábulas inéditos parodiados da literatura brasileira e desenhados a grafite por Angeli.
.

Angeli ilustra narrativas inusitadas

As fábulas escritam por Millôr têm, como manda o figurino, a "moral da história". Porém, como já era de se esperar do autor, todos os finais são inusitados.
.
O lançamento oficial da obra ainda não aconteceu, mas os livros "Novas Fábulas Fabulosas" e "Novos Contos Fabulosos" já se encontram a venda no site da livraria Saraiva.

Nós x Quem?

VÔLEI
.

Seleção feminina enfrenta desconhecidas no Torneio Sul-Americano

.
As vésperas de estrear no Torneio Sul-Americano, disputado no Chile, a seleção brasileira feminina de vôlei parece ter como principal adversário a escassez de informações sobre os demais concorrentes. O torneio, considerado o primeiro passo rumo às Olimpíadas de Pequim-2008, garante para a seleção campeã uma vaga na Copa do Mundo de vôlei, que será disputada no Japão entre os dias 2 e 16 de novembro.
.
O técnico da seleção brasileira, José Roberto Guimarães, admite que não tem muitas informações sobre os demais times do torneio. "Não sei em que nível estão nossos adversários. Espero observá-los na primeira fase para conhecê-los melhor", disse em entrevista à Folhapress.
.
O Brasil estréia na competição nesta quarta (26) às 22 horas (horário de Brasília), diante da Colômbia. Na quinta-feira, enfrentará a Venezuela e encerrará sua participação na primeira fase nesta sexta-feira, contra a Argentina. O Brasil jogará o torneio desfalcado da ponteira Jaqueline, que ainda segue cumprindo suspensão provisória, esperando o resultado oficial do julgamento por ter sido flagrada no exame antidoping, antes da abertura dos Jogos Panamericanos.
.
Resta agora saber se nossa seleção vai conseguir vencer um outro adversário que têm incomodado muito recentemente: o fator emocional.
.
foto: CBV/Divulgação

Mulheres que batem um bolão

FUTEBOL

A goleira Hope Solo, dos EUA: beleza e competência debaixo das traves

A Copa do Mundo de futebol feminino realizada na China não vem só mostrando aos torcerdores do mundo todo belas jogadas e gols. A beleza de algumas jogadoras tem arrastado uma legião de fãs para as arquibancadas e vários torcedores para a frente da televisão.

Donas de um corpo atlético, algumas jogadoras exibem muita competência e beleza dentro das quatro linhas. É o caso do trio americano Carli Lloyd e Leslie Osborne (meias), e Hope Solo (goleira). Fã do futebol brasileiro, Solo é uma das atletas mais assediadas pelos torcedores chineses e arrasta uma multidão de marmanjos por onde passa.

Já pela seleção da Inglaterra, Katie Chapman e Kelly Smith vêm roubando a cena. Como se não bastasse, Smith tem faro de artilheira: até a eliminição da sua equipe para os Estados Unidos, havia marcado quatro gols e figurava entre as maiores goleadoras da competição. A alemã Linda Bresonik, a goleira norueguesa Erika Skarbo, a brasileira Simone e a sueca Stina Segerstrom também compõem a lista de atletas preferidos do público masculino.

Com futebol e beleza notáveis, essas musas fazem de um esporte que já foi um dia tachado de "só para homens" se tornar uma agradável atração para os amantes da bola.

foto: Ussoccer

domingo, 23 de setembro de 2007

Duas faces do italiano Milan

FUTEBOL

Filippo Inzaghi, um dos destaques do Milan na temporada

Parece que a boa atuação do Milan na Liga dos Campeões da Europa não emplaca nos jogos da série A do campeonato italiano. O time comandado por Ancelotti vinha de excepcional apresentação na Champions, do qual é o atual campeão, contra o Benfica no último dia 18; jogo que deixou o time na liderança do Grupo D ao lado do Shakhtar Donetsk, com 3 pontos. Porém, na quarta rodada do torneio italiano, o time alcançou o terceiro empate, contra o Parma, ontem, e caiu para a sexta colocação na tabela, com seis pontos.

O jornal italiano "Gazzetta dello Sport" classificou, em seu portal na internet, o jogo desse sábado como "Festival dos Erros" e incluiu na lista dois de passe do meio campista brasileiro, Kaká, principal candidato ao prêmio de melhor jogador do ano.

Apesar de abrir o placar com gol de Seedorf ainda no primeiro tempo, o time de Milão não conseguiu acompanhar o ritmo do jogo e demostrando imprecisões na posse de bola, deixou o Parma empatar aos 28 minutos da segunda fase com gol de Pisanu. A reação do Milan foi imediata e incluiu belo lançamento de Oddo para Kaká. Porém, o empate permaneceu no estádio San Siro.

Para Carlo Ancelotti, foi mais uma oportunidade perdida de encostar na líder Roma, com nove pontos e que joga hoje contra a Juventus, podendo chegar a somar mais três e disparar na liderança. "Não se pode ser sempre esplêndidos e brilhantes", afirmou o técnico rubro-negro para a Gazzetta, lembrando da boa fase na Liga.

Os próximos jogos do time dos brasileiros Kaká e Ronaldo são contra o Celtic Glasgow, dia três de outubro, pela Champions, e contra o Palermo, na próxima quarta-feira, 26, pelo campeonato italiano.

foto: AFP

Casal descobre ser amante na internet

COTIDIANO
.
Usando os pseudônimos "Sweetie" e "Prince of Joy", um casal bósnio construiu uma relação amorosa pela internet. Quando marcaram um encontro "real", descobriram que, na verdade, eram marido e mulher.

Sana Klaric, 27 anos, e seu marido Adnan, 32, usavam salas de bate-papo e confidenciavam problemas que tinham no casamento. Os dois estavam convencidos de terem finalmente encontrado a alma gêmea até descobrirem que o "novo" par era a pessoa com quem dividia a cama.

Agora, alegando traição, o casal está se divorciando. "Senti-me muito traída", declarou Sana. "Antes, pensava ter encontrado o par perfeito visto que ambos tínhamos problemas no casamento", concluiu.

Já Adnan continua perplexo com o acontecido e tamanha coincidência. "A ‘Sweetie’ me escrevia coisas tão maravilhosas que nunca a Sara foi capaz de dizer em todo nosso casamento", relatou.

sábado, 22 de setembro de 2007

Alemanha e EUA vencem e estão na semifinal

FUTEBOL
.
Meia-atacante Lingor comemora 2° gol das alemãs na partida


Pela Copa do Mundo de futebol feminino, em Wuhan, na China, a Alemanha derrotou nesta manhã de sábado a seleção da Coréia do Norte por 3 a 0. A partida, válida pelas quartas-de-final da competição, começou muito equilibrada, com muita correria e poucas oportunidades de gol das equipes, com a seleção alemã assustando apenas nas bolas aéreas.
.
Quando tudo levava a crer que a partida iria para o intervalo sem gols, as alemãs abriram o placar em uma bela jogada individual de Kerstin Garefrekes, aos 44 minutos. No segundo tempo, o time coreano voltou pressionando e desperdiçou várias chances de gol. O castigo veio aos 22 minutos da etapa final. Numa bela seqüencia de passes, Renate Lingor invadiu a área e chutou colocado para marcar um golaço e ampliar o placar para as alemãs. Visivelmente abatida com o gol, a seleção norte coreana levou o terceiro cinco minutos depois, em cobrança de escanteio que Annike Krahn desviou para o fundo das redes. Com a partida sob controle, as alemãs passaram apenas a administrar o placar e esperar pelo final da partida.
.
A Alemanha enfrenta pelas semifinais o vencedor do confronto entre Noruega e China, que jogam neste domingo ás 6 horas da manhã (horário de Brasília).
.
Em Tanjin, também pelo placar de 3 a 0, a seleção dos Estados Unidos eliminou com tranqüilidade a Inglaterra da competição. Os gols saíram apenas no segundo tempo logo aos 3 minutos com Abby Wambach, de cabeça. Aos 12, Shannon Boxx ampliou e aos 15 minutos, Kristine Lilly fechou o placar, decretando assim a classificação. As norte-americanas jogam nas semifinais contra o vencedor da partida entre Brasil e Austrália, que será realizada amanhã, ás 9 horas da manhã (horário de Brasília). A seleção dos EUA não perde há 49 jogos. A última derrota aconteceu em novembro de 2004.
.
foto: Reuters
.
Veja os melhores lances e gols das duas partidas:
.
Alemanha x Coréia do Norte - http://br.youtube.com/watch?v=h_Deid1zSMs
Estados Unidos X Inglaterra - http://br.youtube.com/watch?v=dhsp2pUa_eE