quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Sim, uma vergonha nacional

BRASIL
.

Os motivos para fazer uma busca por “vergonha nacional” no site Google devem ser os mais variados. Trabalho, curiosidade entre outros. Porém, o que deve intrigar muitas pessoas é, sem dúvida, o primeiro resultado: o site oficial do Senado Federal.

A lógica desse resultado de busca mostra um sentimento de vergonha que tomou proporções de nível nacional: a impunidade, que já é considerada, infelizmente, algo normal no Brasil. O mais recente exemplo, esse do Senado, é a do presidente da casa, Renan Calheiros. O usineiro João Lyra, que foi sócio de Renan durante cinco anos afirmou, em entrevista à Revista Veja, que o senador por Alagoas usou laranjas na sociedade secreta em rádio e jornal, pois não podia “aparecer no negócio”.

Não é de hoje que os políticos perceberam a importância da imprensa para continuar no poder. Nesse “coronelismo moderno”, constroem verdadeiros impérios comunicativos que garantem a auto-propaganda. Depois vieram as contas pagas por empreiteiras, a pensão da filha com a jornalista Mônica Veloso ...

Para alguns, considerando o ditado que a esperança é a última que morre, esse sentimento de impunidade pode acabar, o que mostrou isso foi o julgamento comandado pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie. Nele, três ministros, incluindo o ex-Chefe da Casa Civil, José Dirceu, considerado o braço direito do primeiro governo Lula, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, que tornou público o esquema durante um depoimento para à CPI dos Correios, em 2005, e outros mais de trinta envolvidos com o esquema batizado de “mensalão” foram acusados. “Este julgamento mostra quanto são equivocadas algumas opiniões sobre a eficiência do STF”, disse Ellen Gracie no dia 28 de agosto, quando foi lida a sentença.

Pelo jeito, vergonha nacional e senado já viraram sinônimos. Para aqueles que querem confirmar: Busca Vergonha Nacional Google.

Nenhum comentário: