quarta-feira, 11 de junho de 2008

Agora os blogs podem ter códigos de identificação

INTERNET

O mundo dos blogs não pára de inventar. Depois de solicitarem o ISBN (Internacional Stantard Book Number), que é usado para identificar universalmente publicações como livros e revistas, e não terem sucesso, blogueiros espanhóis criaram o IBSN, o Internet Blog Serial Number, que além de reconhecer numericamente um blog, pode garantir o direito dos autores sobre as produções.

O código tem oito números e é dado a partir de um formulário feito no site oficial, o
www.ibsn.org, porém, ele ainda não está disponível em português. O usuário pode escrever os dígitos de sua preferência, como data de nascimento, já que eles não são gerados automaticamente. Somente blogs podem requerer o cadastro. Não entram nessa lista conjuntos de páginas, nem diretórios e fóruns. A periodicidade das postagens não é exigida, porém, é necessário que haja mais de duas até o momento de solicitar o código.

Para a diretora de uma agência de comunicação que visa a inclusão digital, Catherine Henry, ainda é cedo para verificar quais os ganhos para os blogueiros. “O IBSN é uma experimentação. Quase tudo hoje em dia está nessa fase na net. Tudo é novo. Acredito que ele só será uma realidade quando e se o ICANN, a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, que é responsável pelo sistema de identificadores exclusivos da internet, assumir o projeto”, disse.

Esses espaços virtuais deixaram de ser apenas diários on-line. Hoje, compartilham conhecimento e divulgam os mais diversos trabalhos; de charges à poemas e contos. “Acho que tem muita gente bacana se valendo dos blogs para mostrar a sua arte”, analisa Carla Dias, que escreve coisas literárias em uma página pessoal. Porém, a blogueira alerta que nem tudo é maravilhoso na internet. “Muitos dos meus textos foram inseridos em sites sem solicitação. Acho que ainda não há uma legislação que defenda com coerência os direitos autorias na rede. Confesso que estou curiosa para saber como o IBSN pode colaborar efetivamente com a proteção desses conteúdos”.

“Os blogs garantem a democracia na internet e a diversidade de opiniões. Cadastrei o meu no IBSN para participar dessa experimentação. Agora, é aguardar os resultados; se vierem”, completa Catherine.

Nenhum comentário: