terça-feira, 10 de junho de 2008

Gol supersônico

CURIOSIDADE

Ver nos jornais ou revistas casos de pessoas que infringem as leis de trânsito por excesso de velocidade é uma cena bastante comum, como por exemplo pessoas andando a quase 200 quilômetros por hora, bem acima dos limites das vias brasileiras. Mas isto não foi páreo, aparentemente, para o advogado Jucelei Tavares de Menezes e seu VW Gol.
.
Em 2001, Menezes recebeu em Santa Catarina uma multa por excesso de velocidade. Ele foi autuado por estar andando - de acordo com o radar, é bom deixar isto frisado - a simplesmente ... 4800 km/h!
.
Para se ter uma idéia do absurdo, esta velocidade é simplesmente quatro vezes maior que a do som (1250 km/h). O advogado recebeu a multa no valor de R$ 102,50. A "irregularidade" aconteceu em frente a um hospital em Blumenau, cidade onde ele mora. Naquele trecho, o limite de velocidade era de 40 km por hora.
.
A velocidade é tão absurda e irreal que - de acordo com o radar, é bom lembrar de novo - o advogado e seu Gol modelo especial Rolling Stones estavam duas vezes mais rápidos que um Concorde, avião de passageiros supersônico (aposentado em 2003) famoso por ser o mais rápido do mundo, chegando a alcançar 2600 km/h.
.
Menezes disse que sequer chegou a recorrer da multa. “Disseram que eu tinha que entrar com um recurso. Disse que achava ridículo entrar com recurso. No dia seguinte ligaram para dizer que haviam cancelado a multa”, contou. Naturalmente, ele guardou a multa como recordação. “Para mostrar que eu tinha um legítimo Gol ‘bala’”, brincou com o caso.
.
O carro de passeio mais rápido do mundo é o Bugatti Veyron. Ele possui 1001 cavalos de potência, velocidade máxima de 407 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. Será que ele é páreo para o Gol supersônico? Menezes disse que não possui mais o carro. "Mas foi fácil vender. Ele era muito bom", afirmou. Sorte de quem o comprou!

Nenhum comentário: