sábado, 22 de março de 2008

Lula: um herói por acidente?

PARA INGLÊS VER

Lula: de líder sindical à presidente da República

O jornal britânico "The Guardian" publicou na sexta-feira dia 14 de março um suplemento especial sobre o Brasil. O presidente ganhou uma página inteira no qual a publicação lembrou o começo de sua vida, da época que imigrou pobre para o sudeste, do trabalho de engraxate em São Paulo aos sete anos e de como se tornou o presidente da República.

Ao contrário do que imaginava os investidores de Wall Strett na eleição de 2002, Lula não se mostrou um socialista radical que adotaria políticas populistas e nacionalizaria a indústria, disse o jornal. “Longe de ser um herói socialista, Lula continuou as políticas ortodoxas do governo de Fernando Henrique Cardoso”, afirmou.

Continuação ou não da “Era FHC”, o presidente Lula, segundo o "The Guardian", se mostrou mais inteligente politicamente do que se imaginava, no setor econômico não se sabe se teve mais forte do que inteligência. “A inflação e a pobreza extrema diminuíram, o investimento e as exportações aumentaram e fala-se em um novo Brasil. Não é surpresa que o presidente seja popular em casa e festejado fora”, analisou a reportagem. Para o jornal, os números da economia brasileira vão de bons a espetaculares: como “1,4 milhão de empregos criados todos os anos; mais de US$ 100 bi em reservas (que excedem a dívida externa e tornam o Brasil credor internacional)”.

Porém, o jornal questiona se o país cresceu por conta do presidente eu se Lula foi um sortudo. “A pergunta é se ele é o arquiteto ou meramente a figura de frente dessas mudanças. Alguns dizem que o Brasil é ingovernável, que tudo o que o presidente pode fazer é seguir as ondas e esperar o melhor”.

A resposta para a questão não foi dada pelo jornal britânico. “Deixe que os historiadores discutam sobre a sorte. O que interessa é que o país está brilhando”. “A imagem internacional de Lula continua dourada. A história de vida atraente, os abraços de urso, o carisma: ele é visto como um progressista social fofo mas pragmático, no topo de um país finalmente realizando seu potencial”. Se é herói ou não, com o jornal afirmou, não tem tanta importância. Fica a pergunta mais importante, difundida em décadas: O Brasil é o país do futuro? Para os que agora, com o presidente Lula, têm comida na mesa, a resposta é um simples e humilde “sim”.

12 comentários:

Diego Rodrigo disse...

Lula, para um jornal norte-americano pode até virar Deus. Afinal eles querem destruir nossa floresta, ganhar cada vez mais o tereno economico brasieleiro,ou seja, imperialismo norte americano.

E que seja diga a verdade, lula governa para os ricos e não para o povo como ele costuma usar em seus discursos.

p.s.: cara quanto a joema, ela é uma burra! a única coisa que admiro nela é a humildade que continua tento, fora isso, calipso pra mim é um lixo!

Unknown disse...

Primeiro agradeço pelo comentário em meu blog.
Agora vamos ao seu post...
Discordo comentário do Diego. Não acho que o Lula governe para os ricos. Se formos analisar desde que ele foi eleito o índice de desemprego diminuiu, assim como a miséria. Ainda temos muitos problemas a serem resolvidos, mas que desde 2002 o país finalmente conseguiu andar pra frente, ah...isso fez e muito bem. E que o diga a nossa economia.

http://maynabuco.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu nem gosto de ouvir falar nesse nosso dignissimo presidente, para mim ele é um grande traídor.

Bjs

Axel Pliopas disse...

Cara, eu já tinha passado nesse blog tempos atrás e desde então dou uma passada vez ou outra... muito bom no geral.

Sobre o Lula: eu acho que ele teve inteligência política. Não acho que a boa fase do Brasil seja obra dele, mas é sim mérito dele não ter estragado tudo, ou seja, ter reconhecido que era mais prudente agir contrariamente ao seu passado socialista do que querer bancar o rei da cocada preta... E quando digo que não foi obra direta dele o milagre brasileiro não o estou desmerecendo... Acho que nenhum presidente, por si só, põe o pais pra frente... O papel do governante é prover CONDIÇÕES de melhora, e isso ele fez...

Agora tomando um pouco de liberdade pra comentar sobre seu blog... Um palpite chato: dê-se ao trabalho de fazer uma revisão nos seus textos, pra evitar erros de concordância e afins, que acabam tirando dando um ar de amadorismo que não faz justiça ao seu blog.... evite pequenos deslizes bobos como "Se é herói ou não, com o jornal afirmou, não tem tanta importante.", uma rápida releitura faz esses engasgos saltar aos olhos e a correção não custa nada... Ok? Sucesso! (e vou linká-lo no meu blog, assim volto com mais frequencia...)

Adilson Jorge disse...

Valeu pelo comentário, Adriano.

Sobre o palpite: primeiro, ele não é chato. Segundo, você tem a total liberdade de comentar o que quiser. (Teve vez que até disseram que faço apologia ao crime num post! Acredite.)

A coisa é falta de atenção mesmo. Apesar de reler, algumas coisas passam. Quando isso ocorre, como somos três "autores" no blog, sempre um dá uma lida antes, pois sabemos o quanto é difícil achar erro no nosso próprio texto.

A sorte é que temos leitores que nos avisam quando encontram algum.

Espero que nesse meu recado não tenha nenhum erro, pelo menos não tão grosseiro.

Obrigado sempre,

www.blogonews.blogspot.com

Markinhos Wylde Hammett disse...

muito bom o blog se quizer parceria
e so me contatar



http://sorockeiros.blogspot.com/



falow

Gospel no Divã disse...

O blog de vocês está de parabéns
Vocês são muito enfáticos e verdadeiros no que escrevem sem serem demagogos
Quando for possível, visitem os meus

Anônimo disse...

Lula nao governa para os ricos e a classe media alta o despreza, exatamente por que muitos odeiam ver pobres passeando por seus shoppings,aeroportos,hoteis e tendo a oportunidade de ir a uma faculdade. Cultura/educação e um povo bem alimentado liberta ,e pra muita gente é interessante que jamais seja diminuida a diferença social e economica.
Lula tem sim uma extraordinaria inteligencia ,não é presidente por acaso, não foi burro como tantos governantes de mudar tudo que o outro governo fez e que estava dando certo. No caso mais importou pensar no Brasil e dar prosseguimento no que estava bom do que pensar em si e mudar o que FHC em seu governo pincelou.Ele é carismático e morro de rir dos que tem inveja dele tentando desclassificá-lo chamando-o de analfabeto ou coisas assim.Corrupção sempre houve a diferença que era empurrada para debaixo do tapete a a PF não tinha liberdade de investigar.
Detalhe: Não sou Lulista nem PTista, sou uma brasileira que ama o pais e gosta de vê-lo assim caminhando, nao me importa o partido...

Leandro Bastos disse...

foda! lula me decepcionou muito mas ainda tenho uma eterna simpatia por ele. Aqui em casa por exemplo as coisas melhorarão e tenho certeza dos que tiveram um passado pelo menos parecido com o dele também. Mas vindo de um fonte com a britânica eu não dou muita moral. Afinal eles que apenas que sejamos liberais ao extremo.

Ps. Sim! o textos são meus.
Seria um prazer ser favoritado nesse blog. :}

Vanessa Ragone disse...

Lula como tantos outros presidentes, sim apresenta seus defeitos...

porém, não é justo taxá-lo como "presidente por acaso", durante muitos anos, Lula foi um simples sincadicalista, que de certa forma sempre representou muito bem a classe operária, e nada mais justo que ter um representante da maior parte da população no poder!!


O Brasil já teve presidentes muito mais cultos, e estudados, porém muito mais corruptos, não é possível julgar uma pessoa pelo seu grau de escolaridade, mas sim pelo seu caráter!

BjOo

Vanessa Ragone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Céus!
Tenho até medo d'esse nosso presidente. Me dão medo as atitudes, o vocabulário, vezenquando até as tiradas ignorantes. Medo³


Beijocas,
Feliz Páscoa!!!
www.lizziepohlmann.com