quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O Pan do Brasil

RETROSPECTIVA 2007 - ESPORTE
.
2007 foi um ano realmente histórico para o esporte brasileiro. Grande parte disso se deve ao fato da realização dos Jogos Panamericanos na cidade do Rio de Janeiro. O evento, que reuniu talentos consagrados e outras promessas do esporte das Américas, sofreu com as (negativas) expectativas de organização e segurança, além de falhas estruturais e orçamentárias.
.
Mas ainda assim esta edição coroou a melhor participação brasileira na história da competição. Não podemos também deixar de citar a "ovação" que o nosso presidente Lula recebeu do público presente ao Maracanã para a cerimônia de abertura dos jogos.

O nadador Thiago Pereira foi o grande nome do Brasil no Pan, conquistando oito medalhas, sendo seis delas douradas

Problemas no orçamento, que culminaram com um total de R$ 3,7 bilhões gastos dos cofres públicos, quase 800% (!) superior às previsões iniciais, despertaram suspeitas, investigadas pela Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal. Como se não bastasse, ainda assim algumas instalações foram alvo de críticas de atletas e especialistas. Soma-se a todos esse problemas também o atraso nas obras de alguns complexos, como o campo de beisebol na Cidade do Rock e o estádio João Havelange, também conhecido como Engenhão.

Problemas à parte, os atletas canarinhos fizeram um trabalho bonito diante da entusiasmada torcida e garantiram uma verdadeira enxurrada de medalhas para o nosso país. Foram 161 medalhas no total, sendo 54 delas de ouro, 40 de prata e 67 de bronze, números que o colocaram na terceira posição do quadro de medalhas, atrás dos Estados Unidos e de Cuba. Após o término do Pan, o Brasil perdeu cinco medalhas por causa de doping.

Fica como saldo positivo a revelação de novos e promissores atletas, como Jade Barbosa, Thiago Pereira, Franck Caldeira e Fabiana Murer, além da confirmação de talentos já consagrados, como Diego Hypólito, Hugo Hoyama, a delegação de judô e as seleções masculina de vôlei e feminina de futebol, entre muitos outros.

Resta agora aprender como planejar e organizar corretamente uma competição de tal porte, para não sofrermos com o excesso de dinheiro investido e a falta de estrutura. Afinal, a Copa de 2014 é nossa, e não esperamos mais uma vez vermos tudo fora de controle e sendo alvo de críticas por parte de estrangeiros. O povo brasileiro merece seriedade!

foto: EFE

4 comentários:

Zanfa disse...

Mas eu acho que para as olimpiadas ainda não estamos prontos.

Quem sabe mais pra frente.

Raul disse...

foi muito bom mesmo

Anônimo disse...

bem merecido...

eh claro concordo com o comentario acima, precisa de muito ainda para um bom desempenho nas olimpiadas...

Anônimo disse...

Caras, tô passando p/ desejar a todos um excelente natal e que 2008 possamos estar juntos novamente. Um grande abraço a todos do Blogo News