sábado, 22 de dezembro de 2007

Chá das Cinco à la Brasileiro

VERGONHA

Homenagens de brasileiros e amigos de Jean Charles em Londres


É uma vergonha mundial. A Comissão Independente de Queixas contra a Polícia (IPCC) anunciou que os policiais ingleses envolvidos na morte de Jean Charles de Menezes não sofrerão punições disciplinares. Essa decisão finalizou as análises da Comissão sobre os oficiais quanto à atuação.

Um dos quatro policiais liberados pela decisão é Cressida Dick, comandante da operação. Onze oficiais já haviam escapado de uma punição em maio. O IPCC anunciou, semana passada, que Andy Hayrman, o ex-chefe da unidade de combate ao terrorismo da polícia londrina, receberá aconselhamento sobre sua conduta, já que a Comissão concluiu que ele havia enganado o público.

Para os familiares de Jean Charles, a decisão do IPCC, de hoje, foi prematura. Vivian Figueiredo, prima do brasileiro, acredita que a Comissão poderia esperar o resultado do inquérito que revelaria evidências vitais sobre a ação desses policiais. Esse inquérito é analisado pelo legista do caso, que é responsável por abrir processo e solicitar júri popular quando autoridades públicas estão envolvidas em mortes violentas. “O IPCC está analisando apenas a operação em si, e não o que aconteceu depois da morte de Jean, toda a mentira sobre o caso. Limpar os oficiais de qualquer responsabilidade é o pior erro porque eles demonstram irresponsabilidade e incompetência”, disse Alex Pereira, também primo de Jean Charles.

As mentiras não param. A polícia de Londres agora é acusada de manipular uma foto do brasileiro em uma montagem unindo metade do rosto de Jean com a metade do rosto de Hussain Osman, supeito de terrorismo com o qual foi confundido em 22 de julho de 2005, a fim de mostrar o quanto eles são parecidos. A foto foi apresentada há duas semanas, quando foi iniciado o julgamento dos policiais. Para a promotora do caso, Clare Montgomery, a foto do brasileiro teria sido esticada ou alterado o tamanho para que o rosto de Jean Charles tivesse as mesmas proporções da face do suspeito.

Mês passado, a Polícia de Londres foi considerada culpada por colocar a segurança pública em risco no caso da morte do brasileiro e terá que pagar uma multa de aproximadamente R$ 634 mil e mais R$ 1,394 milhão pelos custos do processo. Porém, algo muito distante da justiça que os brasileiros esperam.

Nenhum comentário: