sábado, 22 de dezembro de 2007

O ano dos retornos e de espetáculos para os brasileiros

RETROSPECTIVA 2007 - MÚSICA

Além do grandioso show do Aerosmith, que abalou o Morumbi, 2007 foi um ano que trouxe para o povo brasileiro vários espetáculos musicais, como há muito tempo não se via por aqui. Confira alguns destaques dos palcos:
.
O LADO ESCURO DA LUA NO BRASIL

A Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, e o Estádio do Morumbi, em São Paulo, foram palcos de exibições de um dos maiores gênios da historia da música: Roger Waters. O baixista e principal compositor da lendária banda de rock inglesa Pink Floyd, veio se apresentar no Brasil pela segunda vez na carreira, sendo a primeira passagem dele por aqui no ano de 2002.

Waters empolgou fãs de diversas gerações, cantando desde sucessos de sua carreira solo pós-Floyd até os maiores clássicos da banda que o tornou um ícone da música mundial. Sucessos como Another Brick in the Wall, Comfortably Numb, Wish You Were Here e Sheep marcaram a apresentação fantástica do músico, empolgando todos os espectadores.
.

Roger Waters relembrou os velhos sucessos do Pink Floyd e encantou o público presente

Como se não bastasse, o baixista e toda a sua banda de apoio executaram na íntegra o disco de maior sucesso do Pink Floyd, The Dark Side of the Moon, considerado o álbum de rock mais vendido de todos os tempos, com mais de 40 milhões de cópias espalhadas pelo mundo.

O show de Waters fez todos os floydmaníacos reacenderem as esperanças de, quem sabe, uma possível volta da banda. Quem sabe...

foto: Ayrton Vignola/Folha Imagem

.

A PERDA DE UM TENOR

O mundo se despediu no último dia 6 de setembro de um dos maiores nomes da música de todos os tempos. O italiano Luciano Pavarotti, cantor lírico, morreu aos 71 anos de idade, em função de um tumor no pâncreas, que se agravou a partir de 2006 e o submeteu a uma cirurgia.

O tenor, nascido em Modena, iniciou sua carreira no seu país natal em 1961. Nas décadas de 60 e 70 já havia conquistado grande prestígio e notoriedade no cenário musical. Porém, em 1990, alcançou a glória ao formar junto com Plácido Domingo e José Carreras os Três Tenores, se apresentando em 34 ocasiões, sendo quatro delas nas partidas das finais de Copa do Mundo (1990, 1994, 1998 e 2002).

Pavarotti também gravou duetos com vários cantores e bandas famosas, como U2, Bryan Adams, Celine Dion, Sting e Mariah Carey. Em 2005 ele fez sua turnê mundial que encerou sua carreira como músico.

O tempo levou Luciano Pavarotti embora, mas seu trabalho e talento inconfundível ficarão pra sempre na memória dos fãs, que eternamente reverenciarão suas canções.

foto: Juan Estevez/Folha Imagem

.

A VOLTA DO THE POLICE E O ESPETÁCULO NO MARACANÃ

Umas das maiores e mais influentes bandas de pop rock, o The Police contrariou todas as expectativas dos fãs e anunciaram o retorno aos palcos neste ano. A volta era dada como improvável, pelo sempre constante ambiente de discussões entre os membros da banda, o baixista e vocalista Sting, o guitarrista Andy Summers e o baterista Stewart Copeland.

O The Police retornou aos palcos e levou o público brasileiro ao delírio no Maracanã

A banda anunciou no dia 12 de fevereiro que estaria entrando em turnê em comemoração aos 30 anos do primeiro compacto. A turnê começou no dia 28 de maio, em Vancouver, no Canadá, e seguiu por vários países das Américas e Europa, e chegou ao Brasil no último dia 8 de dezembro, com uma única apresentação no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O show foi um verdadeiro sucesso de público, com cerca de 80 mil pessoas prestigiando o evento. Sucessos como "Do Do Do Da Da Da", "So Lonely", "King of Pain" e "Every Breathe You Take" levaram o público ao delírio e a cantr as canções junto com a banda. Sting ainda mostrou ter um bom conhecimento da língua portuguesa, chegando a conversar com a platéia em algumas ocasiões.

Mesmo após mais de 20 anos separados, o trio mostrou que está na velha e boa forma de sempre, empolgando por onde passa!

foto: Publius Vergilius/UOL

.

AS SPICE GIRLS DE VOLTA NAS PARADAS

O maior fenômeno da música pop dos anos 90 está de volta. Depois de um período de 7 anos sem nenhum trabalho inédito e 9 anos sem a sua formação completa, quando Geri Halliwell anunciou sua saída do grupo, o grupo feminino inglês Spice Girls anunciou sua volta aos palcos. O anúncio do regresso foi feito no dia 28 de junho, quando as integrantes Emma Bunton, Victoria Beckham, Melanie Chisholm (Mel C), Geri Halliwell e Melanie Brown (Mel B) convocaram a imprensa para uma entrevista coletiva. Também foi anunciado o lançamento de um novo single, a canção Headlines, que já figura entre as mais tocadas no mundo.

Com um total de aproximadamente 60 milhões de discos vendidos ao redor do mundo, a banda explodiu para o planeta em 1996, com um jeito irreverente e músicas que caíram rápido no gosto do público. Tão rápido quanto a conquista do sucesso foi a trajetória da banda, que após quatro anos se dissolveu. Hoje, as ex-garotas são todas mulheres na faixa dos trinta e poucos anos, mas que pretendem provar a todos que ainda estão em boa forma.

Victoria, Melanie C, Geri, Emma e Melanie B anunciaram em entrevista coletiva a volta das Spice Girls

Após o término do grupo, cada uma decidiu seguir carreira solo, mas não obtiveram o mesmo sucesso de antes. Dentre as cinco integrantes, apenas Geri e Melanie C conseguiram construir carreiras um pouco mais sólidas, emplacando vez ou outra algumas canções no topo das paradas européias.

A nova turnê mundial das Spice Girls começou no dia 2 de dezembro, em Vancouver, no Canadá. As datas incluem também shows na Europa, Estados Unidos, Ásia e a capital da Argentina, Buenos Aires. Por enquanto, o Brasil não está incluído na agenda do grupo. Resta então aos fãs locais rezarem para as "garotas" mudarem de idéia e passarem por aqui.

foto: EFE

.
LED ZEPPELIN: UM MITO, UM SHOW INESQUECÍVEL

O mundo do rock virou de cabeça para baixo no dia 10 de setembro. Os integrantes da clássica banda de rock Led Zeppelin anunciaram oficialmente nesta data que a banda voltaria a se apresentar após 19 anos. Robert Plant (vocal), Jimmy Page (guitarra) e John Paul Jones (baixo) comunicaram que fariam um show histórico para 18 mil fãs em Londres, no dia 11 de dezembro.

A banda se dissolveu em 1980, quando o baterista John Bonham, tido como um dos melhores de todos os tempos, morreu. Após isso, a banda se reuniu em algumas ocasiões para participar de eventos especiais. Para assumir o lugar na bateria foi escolhido Jason Bonham, filho de John.


O Led Zeppelin retornou triunfalmente aos palcos em Londres

Durante duas horas, vários sucessos da banda embalaram e agitaram os fãs, como as canções "Good Times Bad Times", "Stairway to Heaven", "Kashmir" e "Whola Lotta Love", sucesssos que ajudaram a colocar o grupo como um dos maiores de todos os tempos.

Aos 59 anos, Plant mostrou que não perdeu o fôlego de antigamente e deu conta do recado. Já Page mais uma vez mostrou toda a sua genialidade e técnica apurada com a guitarra. No entanto, o anúncio do vocalista de que estará saindo em turnê solo esfriou os boatos de que a banda poderia estar se reunindo para mais aparições ao redor do mundo. Uma coisa é certa, o dia 11 de dezembro de 2007 entrou para a história como o dia em que um gigante acordou.

foto: Getty Images

31 comentários:

Jeffmanji disse...

Rapaz... eu quase pense que vc fosse um correspondente da Glóbulo de Tv!

Nossa!

Show, velho. Hasta!

An@Lu disse...

2007 foi definitivamente um ano excelente em música. As spice girls é que não convenceram ninguém com esse retorno. mas o "the police" arrasou!!!

Marcelo disse...

podia ter um show do led aqui, e volta das spice poderia ser uma das "piores noticias"''

Anônimo disse...

obrigado por comentar no Designer Vigiado. Gostei muito do seu blog também e já está em meus favoritos.
http://cidadevigiada.blogspot.com

Anônimo disse...

As Spices Girls eram pra ficar enterradas no passada.

Zanfa disse...

Muito boa retrospectiva musical.

É legal ver essas bandas das antigas voltando a fazer turnê.

Vai ver acabou o $$. =p

Luna disse...

Eu queria tanto ter visto o Led Zeppelin! Quem sabe um dia...

Já a volta das Spice, me poupe. Tomara que elas desistam logo!

Adilson Jorge disse...

Raoni, parabéns pela matéria!



Abraços

Anônimo disse...

realmente 2007 foi um ano musicalmente bem movimentado...

Nilton Flash disse...

Legal ! Tem informação pra todos os estilos
Sou fã de blogs de música
Abraço

Anônimo disse...

1ªmente gostaria de esclarecer que sou fã do blog, mas...seguinte: Gostaria de saber pq a foto do dia permanece inalterada por vários, muitos e incansáveis dias no blog?????!!!!!!
Ante minha observação aproveito a oportunidade para sugerir que passe a se chamar "Foto do milênio". huahuahua..

alguem pode tirar aquele pobre gambazinhu dali, pelo amor de deus..!?!

Anônimo disse...

O mais foda foi a morte do tenor.

Thaty disse...

Eu fui no show do The Police.... uaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal mto mto bom amei.....
Vi o show do Led pelo Multishow e quase chorei ao ve-los de novo juntos tomara que eles venham ao Brasil....

Bjus

Anônimo disse...

realmente a perda de Pavarotti foi a mior perda na música em 2007...

Climão Tahiti disse...

Alguns desses espetéculos nem vi pela TV... =/

E uma boa parte ocorreu por crise financeira de membros não tão famosos.

Pena que a morte de Pavarotti abre um vácuo na ópera que vai demorar muito a surgir outro que o preencha e faça a ópera popular novamente como ele fez com sua simpatia.

young vapire luke lestat disse...

O ponto alto para mim foi a volta do Led Zepilin eu fui.......
E foi um daqueles shows que vc diz, que bom que eu vivi para estar aqui.
Quanto as spice girls, estas senhoras dispensam meu comentários.
Elas não deveriam nem ter comessado e muito menos voltar......
Muito boa a retospectiva.

[]s e um feliz Natal

L.Sakssida

Vagabundoo disse...

Com certeza Led Zepellin e The Police foram gratas surpresas para mim.

Um abraço!

Camila disse...

Q ano agitado né... To adorando esses posts!!! Esse blog é demais!
Bjss, té mais! Volto sempre!

Bernardo Lima disse...

Fala ae...
mt bom post...
gostei dessa retro musical...
só quero falar que esse show do Aerosmith foi o mais perdido da minha vida...
se eu soubesse a tempo, teria ido com certeza...
deve ter sido foda...
aproveitei para votar na enquete ae...rsrs
grande abraço!

[Já viu a nova cara do Reflexões? Pois deveria ver...rsrs]

Anônimo disse...

olha a cara de tédio do gambá..rsrs

Leandro disse...

Foi um bom ano nesse quesito.

Parabens pela materia.

Siddhartha disse...

Nossa... eu fui no show do roger waters e foi loko de mais.

Entrou pra história! Muito bom seu blog. Gostei do layout, organização... Está de parabéns.

Não deixe de conhecer meu blog com estatégias de divulgação e métodos para aumentar o tráfego de seu site/blog.

http://promocaosite.blogspot.com/

Geoprocessamento

Gis Help

Casa em Itacaré

World Cup In Brazil 2014 - FIFA

Felipe Bastos disse...

Concerteza o show do LEd foi o maior espetaculo da terra,pena que não conferi.

Este ano ,pra mim o melhor show foi a Volta dos Cascavelletes,banda lendaria de Porto Alegre,foi afudê.

Otima matéria amigo,parabéns !

Anônimo disse...

bastante legal seu blog. bastant informativo e com um aspecto bem atraente.

Pendréz Mentos disse...

nunca vi nem um
=O

Jefferson Barbosa disse...

Morte de Pavarotti foi triste.

young vapire luke lestat disse...

Retornando o comentário.
Agrande perda para o cenário musical do ano. foi o falecimento de Lucciano Pavarotti.
Um tenor único e insibistituivel

[]s L.Sakssida

Otávio B. disse...

A música foi muito favorecida, apesar das perdas... O Brasil voltou a dar valor à música de verdade, e houveram shows realmente mais que inesquecíveis.

Abraço

http://espadadotemplario.blogspot.com/

Anônimo disse...

A volta do the police foi a melhor noticia musical que poderia acontecer..

Show d++

Vagabundoo disse...

Oi, acabei de votar na sua Enquete!
Um abraço!

Paula Oliveira disse...

Olá Raoni! Primeiramente, obrigada pelo comentário lá no meu blog e pelo elogio =) obrigada mesmo!

Adorei esse post, realmente esse ano foi marcante no campo musical, foram muitos shows históricos, destes que vc listou não pude ver nenhum, mas curti os relatos dos amigos que foram...hehe quem sabe ano que vem não seja parecido né?

Abraços!!

Feliz Natal pra vc também!
E um ano novo com muita prosperidade.