domingo, 8 de fevereiro de 2009

Mergulhando de cabeça

PESQUISAS DE FÉRIAS

As férias estão acabando, e vão levando com elas bons momentos de lazer. Amigos, churrasco, piscina... mergulhos. Sempre tem aquele amigo que "se joga de cabeça" na piscina.
.
Mas é exatamente aí que está o perigo: no Brasil, o chamado mergulho em águas rasas é a quarta causa de lesão medular. Médicos e pesquisadores concluíram que as lesões acontecem mais frequentemente entre jovens de 10 a 25 anos, sendo que 99% das vítimas são homens. Mergulhos em piscinas, rios, lagos e até mesmo no mar são a segunda causa de traumatismo na medula espinhal.
.
As pessoas se preocupam com possíveis afogamentos, mas se esquecem de observar possíveis pedras ou até mesmo a profundidade inadequada para um mergulho. Durante o verão, o Grupo de Coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da USP até 60% de lesões neurológicas originadas por esse tipo de mergulho.
.
É uma brincadeira divertida, porém bem perigosa.

Um comentário:

Rodrigo Campos disse...

Apesar de ser muito gostoso pular do alto de uma pedra em uma lagoa ou represa, sempre tive um certo receio que era transposto com umas doses de liquido etílico.

Quando li "Feliz Ano Velho" do Marcelo Rubens Paiva, isso ficou impregnado de uma tal forma em meu subconsciente que eu não pulo e nem deixo pularem em locais que não sejam fundos ou que não tenham sido devidamente testados, ou melhor, entro pelas beiradinhas...