AUTOMÓVEIS
O que deveria ser realidade aqui no Brasil está virando fato concreto na Índia, pelo menos no setor automobilístico. O grupo local Tata Motors, bastante conhecido por aquelas bandas, lançará oficialmente no final de março o que será "considerado o carro mais barato do mundo". A informação foi dada nesta quinta-feira por um porta-voz do grupo.
Com previsão de lançamento no próximo dia 23 de março, o Nano (foto ao lado), batizado como "o carro do povo", custará a bagatela de US$ 2 mil para os indianos. convertendo para as nossa cifras, o valor chega a modestos 4,6 mil reais. Para efeito de comparação, seria mais barato que uma moto popular do nosso mercado. Claro que todo esse preço competitivo implica em coisas pouco grandiosas. O motor a gasolina possui apenas 654 cilindradas. O conhecido carro 1.0 brasileiro, o chamado "carro popular" daqui, possui uma cilindrada em torno de 1000 centímetros cúbicos, quase o dobro do Nano.
O motor também não esbanja potência. São apenas 33 cavalos. Ou seja, não se pode esperar deste modelo um desempenho satisfatório em uma rodovia. Fica mais do que claro que o grande trunfo do Nano é o uso no dia-a-dia das dos perímetros urbanos. Equipamentos de luxo? Nem pensar! A versão básica não possui ar-condicionado, nem vidros elétricos, tampouco a confortável e prática direção hidráulica. Mas a favor da praticidade conta o fato do carro possuir quatro portas e espaço para cinco ocupantes.
Mas calma! Para você que é mais fominha e quer mais conforto e luxo, existem versões superiores, que devem contar com dois limpadores de pára-brisa, vidro elétrico, direção hidráulica e ar-condicionado, itens indispensáveis para os indianos enfrentarem o forte e úmido verão da região. O motor também será um pouco mais potente que o da versão básica.
Claro que, quando falamos de um carro um preço tão acessível e com apelo tão popular, não devemos levar tão em conta sua aparência e nem seus equipamentos de série. Por isso o Nano veio para cumprir um ótimo papel, que é o de dar condições às camadas sociais indianas mais pobres a adquirirem um meio próprio de transporte.
Enquanto isso, aqui no Brasil, nosso carro mais barato é o conhecido Fiat Uno Mille, que entrega o mesmo "luxo" por assombrosos 22.554 reais. Isso é um carro popular? Nem aqui, nem na Índia...
foto: AFP
Com previsão de lançamento no próximo dia 23 de março, o Nano (foto ao lado), batizado como "o carro do povo", custará a bagatela de US$ 2 mil para os indianos. convertendo para as nossa cifras, o valor chega a modestos 4,6 mil reais. Para efeito de comparação, seria mais barato que uma moto popular do nosso mercado. Claro que todo esse preço competitivo implica em coisas pouco grandiosas. O motor a gasolina possui apenas 654 cilindradas. O conhecido carro 1.0 brasileiro, o chamado "carro popular" daqui, possui uma cilindrada em torno de 1000 centímetros cúbicos, quase o dobro do Nano.
O motor também não esbanja potência. São apenas 33 cavalos. Ou seja, não se pode esperar deste modelo um desempenho satisfatório em uma rodovia. Fica mais do que claro que o grande trunfo do Nano é o uso no dia-a-dia das dos perímetros urbanos. Equipamentos de luxo? Nem pensar! A versão básica não possui ar-condicionado, nem vidros elétricos, tampouco a confortável e prática direção hidráulica. Mas a favor da praticidade conta o fato do carro possuir quatro portas e espaço para cinco ocupantes.
Mas calma! Para você que é mais fominha e quer mais conforto e luxo, existem versões superiores, que devem contar com dois limpadores de pára-brisa, vidro elétrico, direção hidráulica e ar-condicionado, itens indispensáveis para os indianos enfrentarem o forte e úmido verão da região. O motor também será um pouco mais potente que o da versão básica.
Claro que, quando falamos de um carro um preço tão acessível e com apelo tão popular, não devemos levar tão em conta sua aparência e nem seus equipamentos de série. Por isso o Nano veio para cumprir um ótimo papel, que é o de dar condições às camadas sociais indianas mais pobres a adquirirem um meio próprio de transporte.
Enquanto isso, aqui no Brasil, nosso carro mais barato é o conhecido Fiat Uno Mille, que entrega o mesmo "luxo" por assombrosos 22.554 reais. Isso é um carro popular? Nem aqui, nem na Índia...
foto: AFP
Um comentário:
Até um tempo atrás acreditava que os preços elevados dos veículos dito populares eram um absurdo gigantesco, mas imagine um carro desse sendo vendido a um valor de CG Fan (R$ 5 mil) teríamos um transito pior do que temos hoje e isso não é um argumento de burguês que anda por ai de jipinho falso 4X4(ainda quero escrever sobre esse fenômeno tupiniquim, estou apenas reunindo fontes), mas de alguém que acredita que a solução para o transporte barato e individual é a motocicleta.
Esse fenômeno é muito comum na Asia e Europa, onde os veículos de 4 rodas foram trocadas pelo de 2 rodas, pois além de restrições para andar com os gigantes de lata nos centros é severa, não existe um preconceito tão grande contra o motociclista.
Assim, enquanto o Lobby das montadores de carros, prevalecer sobre o desenvolvimento do país teremos cidades cada vez mais paradas, veículos com muito menos sendo vendidos a preço de ouro e pagos em um financiamento com valor de diamante.
Não me espantaria ver esse Tato móvel sendo vendido no Brasil por mais de R$ 18 mil, isso na versão básica, mas pensando bem, vamos deixar do jeito que está, já temos carros demais na rua.
Dá uma visitada no meu blog.
http://mixdefeijaocomarroz.blogspot.com/
Postar um comentário