terça-feira, 29 de julho de 2008

Preparação?

OLIMPÍADAS 2008 - FUTEBOL

Faltando pouco mais de uma semana para a tão esperada estréia nos Jogos Olímpicos de Pequim, a seleção brasileira de futebol masculino mescla na mente do torcedor tupiniquim sentimentos distintos: animação, mas também carregada de uma certa dose de desconfiança.

A animação pode ser explicada pelo fato do plantel de jogadores possuir nomes que colocariam respeito até em uma Copa do Mundo, como Diego, Alexandre Pato, Anderson, e a ilustre presença do consagrado Ronaldinho Gaúcho. Mas o que tem feito o torcedor ficar com um pé atrás na expectativa de bons resultados é a preparação muito em cima da hora, e um tanto quanto duvidosa, se falarmos na qualidade da mesma.

Jogadores da seleção comemoram gol contra Cingapura, na preparação para as Olimpíadas

Jogadores que raramente (ou até mesmo nunca) jogaram juntos são reunidos ás pressas para fazer uma série de amistosos em Cingapura, contra times notadamente inexpressivos, como é o caso da seleção local, que teve a glória de perder apenas por 3 a 0 para os comandados de Dunga, e ainda chegaram a esboçar uma pressão e incomodar o goleiro Diego no segundo tempo do amistoso.

Uma série de fatores podem também credenciar a falta de treinos destes jogadores. Vale lembrar que houve a extinção do conhecido torneio "Pré-Olímpico", que antes era usado para definir quais seleções iriam para os Jogos. A falta de datas internacionais agendadas pela FIFA também não deixou com que a seleção brasileira pudesse enfrentar adversários de alto nível. E, mais recentemente, a queda de braço entre a Confederação Brasileira de Futebol e os grandes clubes europeus, que vetaram a participação de estrelas como Kaká e Robinho.

Agora fica a dúvida de saber qual o verdadeiro potencial desta equipe. Será que a seleção brasileira estará preparada para enfrentar em condições de igualdade seus rivais mais fortes nas Olimpíadas? Esta e muitas outras dúvidas só serão realmente esclarecidas, na manhã do próximo dia 7 de agosto, no confronto contra a Bélgica.

foto: AP

Um comentário:

ADILSON JORGE disse...

Ganhar de Cingapura? Nossa, é para deixar a torcida empolgada e confiante!


Parabéns, Raoni, pela matéria.