segunda-feira, 7 de julho de 2008

Maioria das pessoas enfarta nas manhãs de segunda, diz pesquisa

VOLTA AO TRABALHO


Segunda-feira. O despertador toca e você sente aquela vontade de mandar seu chefe para o espaço e começa, ainda sonolento, a pensar em alguma boa desculpa para dizer a ele caso queria ficar mais na cama. O trânsito? “Nossa, o portão do meu prédio quebrou” ou “o elevador travou e fiquei preso até o porteiro chegar”. Todas mentiras para escapar do primeiro dia útil da semana. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, mostra, porém, que essa aversão e tensão ao “dia de branco” encadeia problemas de saúde nos trabalhadores.

Segundo a pesquisa, o número de pessoas que enfartam às segundas-feiras é 25% maior que as estatísticas dos outros dias da semana. A maioria dos pacientes avaliados, ainda, passou mal antes das 9h. O motivo? A pressão da volta ao trabalho. Esse dia da semana é um gatilho. “As pessoas sempre têm algum desgaste a mais, uma tensão. É isso que leva ao desencadear do enfarto”, explicou o coordenador do estudo, Juan Yaslle Rocha.

O risco de algum problema de saúde é ainda maior quando a pessoa não gosta do emprego. Hoje, os funcionários passam por diversas pressões como a competitividade. Para alguns, o trabalho deixou de ser prazer para castigo, ainda mais quando não se trabalha naquilo que gosta.

O conselho dado pelo especialista é trabalhar com o que gosta ou, se não for possível, tentar tirar o lado bom do que se faz e, então, diminuir o grau de insatisfação e de tensão que pode levar ao enfarto. O fenômeno de a maior parte das pessoas enfartarem nas manhãs de segunda-feira também é observado em muitos países europeus, segundo Rocha. Para os executivos, o dia de maior perigo é o sábado.

3 comentários:

Raoni Frizzo disse...

É bom eu começar a me cuidar em dobro nas segundas....hauahuahuah

Mas não tem jeito mesmo, a segunda é o dia mais sofrido da semana. Não tem como você chegar no final de domingo e não começar a bater aquele desânimo...hehehehehe

Parabéns pela excelente matéria Adilson! Abraços

stoubby disse...

to quase fazendo parte da estatistíca >_<

http://notionsless.blogspot.com/

Larissa Santiago disse...

aiii Deus... eu não tenho vontade de trabalhar nenhum dia.... avho q vou infartar!