terça-feira, 13 de maio de 2008

"Segurança, apesar dos terremotos"

OLIMPÍADAS - PEQUIM 2008

Não bastasse os recentes confrontos políticos com o Tibet, a China parece ter agora mais um ponto ameaçador à credibilidade de sua segurança para os Jogos Olímpicos desse ano. Desta vez, um fator natural causa preocupação: os fortes terremotos na região, que causaram a morte de cerca de 12 mil pessoas.

A capital chinesa deve receber mais de 500 mil estrangeiros durante as competições, que ocorrem entre os dias 8 e 24 de agosto. Mesmo assim, os organizadores do maior evento esportivo do planeta garantiram nesta terça-feira que, mesmo com estes transtornos, o país continua sendo seguro. Zhang Jian, membro do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog), disse que os visitantes não devem ficar preocupados com o recente desastre natural.

A festa da passagem da tocha mundo afora contrasta com a preocupação para os Jogos de Pequim

Quero dizer aos estrangeiros que os Jogos Olímpicos são seguros, que Pequim é segura e que a China é segura", disse Zhang. O diretor do centro de mídia do Bocog, Li Zhanjun, disse que as construções dos prédios para os Jogos já levam em conta eventuais terremotos. "Na construção de qualquer prédio em Pequim, precisamos ter certeza de que ele resistirá a terremotos de até 8 graus na escala Richter, de modo que as instalações da Olimpíada não correm nenhum risco quando se trata de terremotos", afirmou. Segundo ele, outro motivo que dispensa preocupação é que o epicentro do terremoto foi localizado perto de Chengdu, distante cerca de 1600 quilômetros de Pequim.

Antes desse grande abalo, a capital chinesa havia sofrido nos últimos anos apenas pequenos terremotos. Mas mesmo assim, o medo continua entre todos. Por enquanto, "paz" e "sossego" parecem ser palavras raras quando o assunto é Olimpíadas.

foto: Agência Xinhua

Nenhum comentário: