terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Uma população maior e um país de mulheres

BRASIL

A pesquisa do Censo 2007, divulgada na sexta-feira, dia 21, mostra que somos mais brasileiros e que a maioria da população é de mulheres. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), agora, somos 183.987.291 habitantes. Um aumento de 8,4% comparado ao último censo, o de 2000. Isso significa um aumento médio anual de 1,21%. As grandes taxas de crescimento são da região Centro-Oeste (13.222.854 hab.) e Norte (14.623.316 hab.). A região que menos cresceu foi a Sul (26.733.595 hab) e o estado do Rio Grande do Sul foi o que teve menor índice entre todos os estados brasileiros, apenas 0,57%. A região Sudeste continua segundo a mais populosa, sendo o novo censo, tem 77.873.120 habitantes. Já a região Nordeste está com 51.534.406.

Quanto às cidades: As que têm até 20 mil habitantes representam 72,0% do total. Em seguida vem os 2.601 municípios com menos de 10 mil habitantes e por último as 14 cidades com mais de um milhão de pessoas; entre elas a maior do país, São Paulo.

Outro dado interessante é que houve uma mudança na proporção de homens e mulheres. O que em 2000 era uma de 100 homens para 100 mulheres, agora está 99,6 homens para cada 100 mulheres. Falando em estados, o Pará é “o mais homem” e a Paraíba é o estado com mais mulheres.

Com a utilização de 82 mil computadores de mão – substituindo os questionários de papel -, 90 mil pessoas trabalharam no Censo 2007. A Contagem Populacional começou no dia 16 de abril nos municípios com até 170 mil habitantes, que correspondem a 97% das cidades brasileiras.

7 comentários:

Nilton Flash disse...

Legal boa notícia ... ta sobrando mulher !!!
Brincadeira , é impressionante pensar que cada um desses habitantes tem suas vidas , seus problemas, suas alegrias .

Feliz Natal

FALSA REALIDADE disse...

vc escreveu no orkut q comentrou no meu blog, mas nao vi nada, mas estou aqui comentando no seu....
cara nao quero nem pensar como vai ser no futuro, pois os nordestinos estao fazendo filhos adoidados devido as bolsas q o lula da...
em relação ao ibge, sei de gente q fez o senso e ate hj nao viu a cor do dinheiro, o pessoal q trabalhou fala q foi muito mau organizado, e o pior os pagamentos foram feitos no final do senso, ou seja quem trabalhou no senso nao poderia ter conta pra pagar e nem familia pra sustentar e dar graças a Deus quem recebeu....
isso é o BRASIL....

Anônimo disse...

a maioria de população é de mulheres, mas o problema é que as barangas entram na quantificação. ou seja, não estamos no paraíso.

ADILSON JORGE disse...

Eduardo,

paraíso? Também acho que estamos longe disso!

Tiago (falsa realidade,

infelizmente, sim, é o BRASIL. Isso porque os que fizeram o Censo tinham metas a cumprir embaixo de sol ou chuva. O dinheiro? Ninguém sabe, ninguém viu.


Abraços a todos e obrigado pela visita!

FALSA REALIDADE disse...

muito bom

grato

Tiago Delbrücke

Lizandra disse...

é...
existe muitas mulheres no pais,mais daqui a uns 15 ou 20 anos...
so vai da homen..pq so ta nascendo homi...é incrivel!!!

Jefferson Barbosa disse...

Eu sempre pensei ter mais mulheres que homens.

E Enquanto ao comentário da "Falsa Realidade", em relação ao nordestino fazer filho adoidado pela assistencia do lula, gostaria de falar que não é assim.

Moro no Nordeste e acompanho frequentemente nascimento de bebês, futuras mães. A maioria delas nem se quer pensam em bolsas. Muito pelo contrário, elas acham o sistema muito burocratico e buscam fugir disso.

Falo por experiencia.