terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Um simples coadjuvante

FÓRMULA 1 - MEMÓRIA
.
O Blogo News estréia hoje uma nova seção para os amantes do automobilismo: a seção "Fórmula 1 - Memória". Neste espaço, traremos ao leitor histórias ou matérias sobre datas comemorativas da categoria, como homenagens aos pilotos nos seus dias de nascimento ou falecimentos, ou então fatos que marcaram a trajetória da mais importante categoria do automobilismo mundial. Espero que gostem e aprovem a novidade.

François Migault foi um piloto que competiu na categoria na década de 70. Dono de um talento apenas razoável, o piloto francês, natural da cidade de Le Mans fez o caminho que era comum aos pilotos da época na saga de tentar andar na Fórmula 1. Andou de F2 e F3, chegando a participar de uma corrida de F3 aqui no Brasil, no circuito gaúcho de Tarumã em 1971, a bordo de um Tecno. Os resultados do piloto nas categorias menores nunca foram expressivos, tanto que nesta corrida no Brasil, Migault foi apenas o oitavo colocado na segunda bateria do evento.

François Migault e seu Connew na pista austríaca de Zeltweg, em 1972


Mas em 1972, François conseguiu uma vaga na F1. Ele estreava na categoria na sétima etapa daquela temporada, no circuito inglês de Brands Hatch, pilotando o solitário carro da fraca equipe Connew. O resultado, como se esperava, não foi bom: o piloto de então 28 anos sequer conseguiu se classificar para o grid de largada, com um tempo oito segundos acima do pole, o belga Jacky Ickx. Até o término da temporada, François não conseguiu completar uma prova sequer.

Após a fracassada temporada de estréia, Migault só voltou a competir na categoria em 1974, onde conseguiu uma oportunidade na já decadente BRM. Os resultados também não foram nada animadores. Após o fim do campeonato, a melhor posição de chegada em uma corrida do francês havia sido um 14º lugar.

Migault ainda chegou a disputar duas corridas em 1975 pelas equipes Hill e Williams, mas sequer conseguiu repetir os fracos resulatados do ano anterior e abandonou a categoria. Em toda sua carreira, ele participou de 16 GPs, tendo conseguido se qualificar em 13 deles, e não conseguiu marcar nenhum ponto. Após sua carreira na F1, ele participou de várias edições da tradicional 24 Horas de Le Mans.

François Migault completa hoje 63 anos de idade, e é apenas mais uma "linha" nas inúmeras páginas que compõem a história da Fórmula 1. Mas, sem dúvidas, pode se orgulhar de ter estado em um lugar cobiçado por muitos.

foto: f1-facts.com

4 comentários:

RAFAELA CARO disse...

Eu odeio fórmula 1, mas você escreve muito bem. ADOREI o logo do seu blog... mt criativo. Parabéns! Fique a vontade parar dar uma passadinha no meu! =*

Thaty disse...

Prefiro Stock Car.. Mas seu blog é show de bola.....

Unknown disse...

imitando a globo ne, heheheh

Unknown disse...

Não sou muito ligada em fórmula 1, somente quando tem alguma corrida muito importante ou alguma final, mas gostei do seu blog,o layout está legal tbm. Sucesso, bjksss