segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

De cavalo e sempre

MEIO AMBIENTE
.
As idéias ambientalistas também fazem a cabeça dos franceses. Setenta cidades da França estão substituindo veículos motorizados por de tração animal. Todos os carros que fazem serviços públicos, como coleta de lixo, serão substituídos por carroças. Para os governos municipais, a ação colabora para a diminuição da emissão de CO², gás que causa o efeito estufa e principal responsável pelo aquecimento global.

Era comum os empregados públicos que fazem trabalhos com curta distância, como catar sacolas plásticas, deixarem os motores ligados durante a coleta, o que provocava um aumento da emissão do gás. As autoridades ainda salientam que o uso de tração animal não consume nenhum tipo de energia fóssil ou elétrica e o animal não polui o meio ambiente. A idéia, porém, não é coisa apenas do interior francês. Em Paris, a utilização das carroças também foi adotada, onde serão usadas para regar plantas e esvaziar os lixos.

Mas não é só por questões ambientais que a mudança aconteceu, mas também pó razões econômicas. Para o secretário-geral da prefeitura de Trouville-sur-Mer, Olivier Linot, o preço dos cavalos é mais acessível e o tempo que eles trabalham é maior que o de um carro. Ele explica que a coleta feita com os animais custa R$ 6,5 mil reais, enquanto a com carro chega à R$ 52 mil. A diferença é grande.

O trabalho dos animais pode variar. De acordo com o Haras Nacional, mil cavalos são usados por polícias do país. Em Saint-Pierre-sur-Dive, na Normandia, os animais são usados para transportar crianças à escola.

Alguns já sinalizam uma adoção do projeto em massa ano que vem. Com as eleições municipais, muitos candidatos estão inspirados na idéia e podem apresentar programas ambientais em suas campanhas. Segundo Linot, cerca de trinta outras cidades estão interessadas no uso de cavalos sendo que dez delas já projetam a ação.

3 comentários:

Ninguém disse...

Muito interessante o blog, e a informação! Diga-mos que pelo menos aqui no nordeste a tedência esta sendo acompanhada! ;)

Ana Flavia Cardia disse...

pois é caro Dilsinho...

mas saiba que 3% dos gases responsáveis pelo efeito estufa são resultado a eructação bovina, ou seja, pum!
Então, não venha me dizer que não polui pq polui SIM! em menor escala, mas polui.

ahahahaha

beijos

Unknown disse...

Amado, aqui em Amparo é uma boa idéia a gente passar a se locomover de carroça. Dai a gente guarda os carros na garagem só pra viagens. Gostei!