quarta-feira, 31 de outubro de 2007

49 anos de glórias

SÉRIE ESPECIAL - BRASIL COPA 2014
.
Mesmo com as decepções das Copas de 1950, onde o Brasil perdeu inesperadamente da seleção do Uruguai em pleno Maracanã, diante de 200 mil pessoas, e de 1998, onde a seleção canarinho foi literalmente atropelada pelos anfitriões franceses no polêmico jogo da convulsão de Ronaldo, por 3 a 0, o Brasil é o maior vencedor da história das Copas, com 5 títulos.
.
O primeiro, em 1958, foi especial! Disputada na Suécia, a Copa daquele ano mostrou ao mundo o surgimento do maior craque de todos os tempos: Pelé. O então garoto de 17 anos passou a ser titular durante a competição e barbarizou. Com jogadas e gols espetaculares, Pelé foi o grande nome do Brasil na campanha do título, que veio na vitória por 5 a 2 em cima dos donos da casa, com direito a um gol antológico do "Rei".

Logo em 1962, no Chile, veio o bi. Com a contusão de Pelé logo na estréia da competição, muitos achavam que o Brasil estaria muito enfraquecido na luta pela defesa da taça Jules Rimet. Mas então um gênio de pernas tortas e dribles desconcertantes resolveu roubar a cena. Garrincha só não fez chover em solo chileno, e comandou a seleção rumo ao seu segundo título na final contra a Checoslováquia, por 3 a 1. Além do título, o Brasil teve dois jogadores entre os artilheiros da competição: Garrincha e Vavá, com quatro gols.

Pelé, vencedor de três Copas, segura a Taça Jules Rimet, em 1970

Em 1970, sob o comando da ditadura militar, o Brasil foi ao México em busca do tri. Com um esquadrão de fazer inveja a qualquer outro time, a seleção do técnico Zagallo apresentou um futebol envolvente e teve o "Rei" Pelé como grande destaque do torneio. Essa foi a última Copa que Pelé jogou. Com uma campanha pefeita, a seleção venceu todos os sete jogos que disputou, e derrotou a Itália na grande final por 4 a 1. Com o terceiro título, o Brasil obteve o direito de posse definitiva da Taça Jules Rimet, mas a mesma foi roubada da sede da CBF no início dos anos 80.
.
Depois do tri, a seleção brasileira passou por um jejum de 24 anos até conquistar o tetra, em 1994, nos Estados Unidos. Mesmo apresentando um futebol pragmático, o time comandado pelo técnico Carlos Alberto Parreira e pelo craque baixinho Romário conseguiu eliminar todos os seus adversários até a final, realizada em Los Angeles, contra a Itália, novamente. Em uma partida dramática, ambas as seleções perderam chances claras de gol e não conseguiram sair de um empate sem gols, tanto no tempo normal como na prorrogação. Na decisão por pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Taffarel, e o histórico pênalti perdido pelo italiano Roberto Baggio, dando assim ao Brasil seu quarto título mundial.

Cafu, capitão da seleção em 2002, ergue a taça do penta.

Passada a decepção na França, em 1998, a seleção chegava à Copa de 2002, na Coréia-Japão, com a desconfiança do torcedor brasileiro, que pedia a convocação do atacante Romário, recusada pelo então técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Mesmo com esses problemas, o que se viu em campo na Ásia foi uma equipe unida e com espírito de luta. Graças às atuações do goleiro Marcos, do meia Rivaldo e do recém-recuperado atacante Ronaldo (que havia ficado longe dos gramados por quase dois anos por problemas de contusões), o Brasil foi dizimando seus concorrentes jogo-a-jogo, e faturou seu quinto caneco na final contra a Alemanha, pelo placar de 2 a 0, com dois gols de Ronaldo, artilheiro do Mundial com 8 gols. Festa no Brasil!

Infelizmente, a última Copa não nos traz boas lembranças. Mas fica a esperança de vermos em solo tupiniquim a conquista do hexa, ou porque não, do heptacampeonato, já que ainda temos a Copa de 2010 na África do Sul (sim, "a África do Sul é logo ali", como diria Fernando Vanucci), com uma geração que promete nos dar ainda muitas alegrias.

fotos: AFP

3 comentários:

Cesar Fernandes disse...

que venha 2014

Muito bom apanhado de informaçoes

Mec disse...

nós somos foda!
ahuauhuahauuhauauh

brasil é sinonimo de futebol LoL

muito bom o texto, valeu!!!


http://clicko.blogspot.com

Anônimo disse...

aham hum a copa e nossa vamo ganhar da argentina no maracana final
5x3 hehehe

BRASIL