quarta-feira, 23 de julho de 2008

“Quanto você ganha?” já foi uma pergunta constrangedora

ALEGRIA DAS FOFOQUEIRAS


Já imaginou saber quanto ganha seu chefe ou aquele metido do outro departamento? E já imaginou, também, a alegria daquela sua vizinha fofoqueira se ela tivesse acesso aos dados de quanto recebe de salário todos da rua? Então, em países como a Escandinávia, Suécia, Finlândia e Noruega, isso não é segredo nenhum. Todos os anos, esses países publicam as declarações de imposto de renda de todos os cidadãos.

As declarações, na Suécia, por exemplo, ficam disponíveis para consulta todo o ano em uma série de livros ou calendários de impostos. “Se é isso que você deseja, pode ver quanto seu cunhado ganhou, quanto seu vizinho ganhou. Não é todo mundo que faz isso, apesar de fazermos piada e perguntarmos: ‘você já checou quanto seus futuros sogros ganham?’”, diverte-se o secretário de estado do Ministério da Justiça do país, Magnus Graner, em entrevista ao jornal “USA Today”.

O direito de acesso à essas informações é estabelecido na Constituição sueca. A divulgação dos rendimentos dos cidadãos é feita desde o século 18 e vem de uma tradição de abertura de informações e transparências de governo. Os dados apenas não são veiculados em casos de segurança nacional ou em alguns aspectos de investigações criminais.

Ao contrário da boa aceitação dos cidadãos nesses países, os italianos repudiaram o ato no começo desde ano quando o então primeiro-ministro Romano Prodi publicou no site do ministério o imposto de renda dos cidadãos da “grande bota”. Vicenzo Visco, ministro da economia italiana, disse aos jornais que a estratégia italiana era dar mais transparência e democracia.

A pressão popular fez com que as informações fossem retiradas da internet. Já era tarde demais. Os jornais foram mais rápidos e divulgaram as informações de pessoas notáveis do país. O atual primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que é proprietário, por exemplo, do time de futebol A C Milan, foi um dos “alvos” da imprensa. Seus rendimentos em 2005 foram de US$ 43,5 milhões e o valor pago em impostos chegou a US$ 18,6 milhões.

Já imaginaram se isso acontecer no Brasil?

Nenhum comentário: