quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

“Moro num país abençoado por Deus”, diz Jorge Ben Jor

BRASIL

É comum frases como: O Brasil é o melhor país do mundo! Aqui não tem terremoto, maremoto etc. A frase “O Brasil é o país do futuro” dominou a cena nos anos da ditadura militar e está presente na música “1965 – Duas Tribos” da banda de rock Legião Urbana. A Revista Vida Simples, porém, relacionou 100 motivos além da ausência de fenômenos climáticos e dessa "pretensão", até mesmo profética, de nosso país.

A Revista diz que um país é formado por muitas outras coisas fora o “território demarcado, sistema político definido e um grupo de pessoas organizadas”, mas fazem parte dessa construção de uma nação gostos, crenças, hábitos, pessoas e sonhos.

A lista da revista mostra que o Brasil é muito mais que o “mulata-samba-feijoada-carnaval”. Ela inclui nomes de escritores, músicos, comidas, marcos culturais e os patrimônios materiais, como as cidades históricas de Minas Gerais, e os imateriais, como as novelas e a ONG Viva Cazuza, desenvolvida pela mãe do cantor Lucinha Araújo.

Alguns motivos que mereceram destaque da publicação: “Os Trapalhões” – Didi e sua turma que encantaram gerações inteiras -, “Cordel” – a lírica nordestina -, “Futebol de Várzea – aquela peladinha sagrada do fim de semana” - , Oscar Niemeyer – o arquiteto que recém completou um século de vida e espalha pelo mundo projetos inovadores, entre eles a cidade de Brasília -, “Réveillon em Copacabana” – o charme da festa mais famosa do dia 31 de dezembro na praia carioca conhecida no mundo tudo -, “Carlos Drummond de Andrade” – poeta modernista com a pedra no meio do caminho e o amor à terra natal, Itabira/MG -, e os tradicionais: arroz com feijão e a cervejinha estupidamente gelada.

Realmente, motivos não faltam para amar o Brasil, sem esquecer, claro, os contrários, aqueles que geram a vergonha nacional, como corrupção, o “jeitinho brasileiro”, a malandragem, as favelas, a pobreza ... Fica a idéia de fazer uma lista com os aspectos negativos. O que não sabemos é se caberá em apenas 100 itens.

Para ver a lista completa dos motivos de amar ainda mais o Brasil feita pela revista Vida Simples, acesse o portal online da publicação.
.
montagem: Revista Vida Simples/ Editora Abril

13 comentários:

Tatiana C. Mendes disse...

Sendo sincera, quando li “Moro num país abençoado por Deus” (De Jorge Bem Jor), pensei: “Hum! Abençoado onde?".

Mas fui mais além...

Deus não tem nada a ver com tanta palhaçada que existe neste país. Ele nos deu um local privilegiado geograficamente falando, recursos naturais, clima e afins.

Concordo. Existem coisas lindas por aqui, paisagens maravilhosas, grandes artistas, mentes pensantes e brilhantes, e muita gente boa... Mas em contrapartida! Nossa! O pais não é ruim, o problema é o povo que mora nele.

O que mais atrapalha é o tal “jeitinho brasileiro”! Gente que vota sem consciência... E a palhaçada continua. Bem, se fizeram uma lista das coisas boas, claro que farão uma das coisas ruins. E pode ter certeza... 100 itens serão poucos, muito poucos! Os políticos vão liderar, claro!

Emanoel Ferraz disse...

Pois é o país não é tão abençoado o quanto se pensa.

Jefferson Barbosa disse...

Imagina. Eu irei ler e assistir suas recomendações que a proposito, imagino que valham a pena a julgar pelo teu grau de intelectualismo e cultura. O post que me indicou também foi lido. Parabéns pelas tuas ideias e ideais.

Estou te linkando.

Net Esportes disse...

hahaha 'os trapalhões' é ótimo..... nas lista dos motivos para dizer que o México é o melhor deve ter lá o Chaves !!!!!!!!!! he he he !!!!!!!!!

Anônimo disse...

É, as pessoas até falam isso, p q eh verdade! Não corremos o risco d morrermos afogados pq houve um maremoto (ou tsunami) e mto menos por q o chão balançou (terremoto).
Mas se num é assim as pessoas sempre acabam morrendo de outro jeito...

Anônimo disse...

Mas também temos outras coisas para nos preocupar. Se não vamos nos preocupar com um tsunami ou um terremoto, sempre vai etr mais uma centena de coisas pra pensar...

Marco Antonio Araujo disse...

Eu amo o Brasil, apesar de tudo.

Jefferson Barbosa disse...

Eu não sou dos Brasileiros o mais ufanistas não. Eu gosto do meu pais? Gosto! Tenho orgulho de ser daqui? Depende da situação e de quem estou rodeado.

Se analisarmos a contribuição cultural que o Brasil dá ao mundo, cara, tudo legal, somos ricos nisso. No entanto, culturamente a Africa também é rica, e por isso não deixa de ser miseravel.

Tyler Bazz disse...

Bom, como "cerveja" me refiro às cervejas Puro Malte, que seguem a Lei de Pureza, e não a essas Skols e Crytais que vendem por aí, que fique claro, hehehehehehe...


Postei a continuação, passa lá p/

Marcos Gervazoni disse...

"marcos culturais"

Viu, eles sabem das coisas..
AhuHAuhAUhUA

Ana Paula Fernandes disse...

Gostei bastante.

Vou colocar na minha lista de favoritos. posso?!

Doug disse...

heheh
eu moro em um país abençoado por deus
e ainda por cima tropical
so naum tenho uma nega chamada tereza

heheh

gostei da sua critica
so keria dizer ki o país e as pessoas que vivem nele
naum adianta criticar tem que agir meu amigo
heheh

Vitor Abreu disse...

nem tanto hehehehe
ho brasilsinho
http://tunerclassic.blogspot.com/