terça-feira, 2 de outubro de 2007

Ilegalidade é problema em diversos países

MIGRAÇÃO INTERNACIONAL

A imigração ilegal, principalmente nas últimas décadas, criou proporções gigantescas. O sonho de realizar os crescimentos profissional e pessoal em países desenvolvidos tem levado ao extremo pessoas de todo o mundo. Esse desejo de realização é barrado nos assuntos legais, que diferencia de um país para outro, e tornou-se um grave problema internacional. Imigrantes ilegais e refugiados são presos diariamente em todo o planeta.

A questão é tão importante que o Senado Federal criou a CPI da Emigração Ilegal, que apura os crimes, delitos penais e civis praticados com a emigração ilegal de brasileiros para diversos países, principalmente os Estados Unidos, esse que, segundo a Embaixada Brasileira em Washington, abriga em torno de um milhão de brasileiros, 300 mil apenas na região de Nova Iorque, entre legais e ilegais. A situação norte-americana não é diferente da Inglaterra. Há uma estimativa que cerca de 100 mil imigrantes brasileiros vivam no Reino Unido, sendo 50 mil em Londres. O Consulado-Geral do Brasil informou, segundo a imprensa, que aproximadamente 60 brasileiros são deportados, semanalmente, pelo Governo britânico.

"O imigrante que busca o mercado de trabalho norte-americano foge de uma condição de penúria econômica, o que beira a condição de um refugiado", diz o professor de Direito Internacional da Universidade São Francisco, Alex Real Ferreira.

Porém, uma medida adotada pelos Estados Unidos está gerando conflitos diplomáticos entre os países. Uma nova lei americana considera o imigrante ilegal um criminoso, assim como um assassino. Essa tentativa de inibir o ingresso de imigrantes, porém não foi adotada em todo o país. Alguns estados norte-americanos acreditam que a nova lei não surtirá resultado e que os imigrantes, mesmo os ilegais, são grandes aliados da economia local. Os civis americanos, porém estão atentos para a questão. Com medo de que os imigrantes tirem seus empregos e que sejam invadidos, sobretudo culturalmente. Essa preocupação fez alguns "filhos do tio San" criarem forças para-militares para auxiliar a polícia de fronteiras na fiscalização destas, principalmente a mexicana, maior porta de entrada de ilegais, muitos deles brasileiros.

"A criminalização do imigrante ilegal pouco irá diminuir a fuga para terras ianques visto que já há previsão de prisão para se garantir a própria deportação, este também é o caso brasileiro, disposto no estatuto do estrangeiro", ressalta Ferreira.

Nova York: Estados Unidos ainda é número um na escolha dos brasileiros

foto 1: Brasileiros participam de passeata por direitos dos imigrantes em Portugal. Site Comciência.

foto 2: Christian Kurz

Nenhum comentário: