segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Pequena curiosidade viva

NATUREZA
Imagine um macaco do tamanho de uma escova de dentes, pesando uma média de 100 gramas. Não é um chaveiro, é um sagui leãozinho!
É a menor espécie de primata sul americano, com 15 centímetros de altura. De pêlos amarelo tostados, aqui no Brasil é encontrado em reservas no Amazonas e no Acre.

Não é novidade, mas também não é comum. Na lista daqueles que eu adoraria ver pessoalmente!

domingo, 27 de setembro de 2009

Gripe A paralisa Zé Gotinha

SAÚDE


Em pleno mês de setembro, a meta de cobertura da vacinação contra paralisia infantil ainda não foi atingida. Todos os anos, a campanha do famoso "Zé Gotinha" acontece nos meses de junho e agosto. Em 2009, o Ministério da Saúde adiou a data da segunda dose da vacina de 22 de agosto para 19 de setembro. A intenção seria evitar aglomerações, para assim evitar a contágio da Gripe A.

Para avisar os municípios sobre a decisão, o Ministério da Saúde mandou um email no dia 13 de agosto, nove dias antes da campanha prevista. A justificativa usada foi de que as Vigilâncias Epidemiológicas estariam recebendo uma demanda enorme de notificações da gripe suína,e com isso concentrando todo o trabalho na investigação dos suspeitos.

A enfermeira Sheila Maria Baratela, responsável pela imunização na cidade de Serra Negra, conta que a mudança dificultou a cobertura da vacinação. "Colocamos avisos no jornais de circulação local e no diário oficial. Mas foi pouco divulgado no meio de comunicação que a população em geral mais assiste, a televisão, e nos horários das novelas. Particularmente, não vi nenhuma propaganda", conta. Sheila afirmou que algumas mães com crianças procuraram os postos para vacinar no dia 22, apesar da tentativa de aviso.

Na data em que realmente ocorreu a campanha, em setembro, algumas mães que levaram seus filhos expressaram preocupação. "Essa campanha foi muito mal divulgada, achei que nem ia ter mais", pondera Raquel Urbano, mãe de uma menina de 2 anos.

De fato, em anos anteriores a cobertura da vacina era em geral atingida no próprio mês de agosto, como se pode conferir no site do Programa Nacional de Imunização. neste ano, até a segunda-feira após a campanha, dia 21 de setembro, o site registrava em seu "gotômetro" uma média de 80% de vacinação em todo o Brasil. A cidade de Serra Negra já tingiu 98%, enquanto cidades como Águas de Lindóia - SP (79%), Salvador - BA (72%), Belém - PA (76%) e Duque de Caxias - RJ (63%) ainda não vacinaram a média de crianças necessária.

A meta nacional é atingir no mínimo 95% da população menor de cinco anos. Para conseguir esse objetivo em 2009, os postos de saúde municipais estarão aplicando a vacina até o dia 14 de outubro. Pais que ainda não vacinaram seus filhos devem procurar o posto mais próximo de sua casa para aplicar a segunda dose da gotinha.