sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carro popular, literalmente!

AUTOMÓVEIS

O que deveria ser realidade aqui no Brasil está virando fato concreto na Índia, pelo menos no setor automobilístico. O grupo local Tata Motors, bastante conhecido por aquelas bandas, lançará oficialmente no final de março o que será "considerado o carro mais barato do mundo". A informação foi dada nesta quinta-feira por um porta-voz do grupo.

Com previsão de lançamento no próximo dia 23 de março, o Nano (foto ao lado), batizado como "o carro do povo", custará a bagatela de US$ 2 mil para os indianos. convertendo para as nossa cifras, o valor chega a modestos 4,6 mil reais. Para efeito de comparação, seria mais barato que uma moto popular do nosso mercado. Claro que todo esse preço competitivo implica em coisas pouco grandiosas. O motor a gasolina possui apenas 654 cilindradas. O conhecido carro 1.0 brasileiro, o chamado "carro popular" daqui, possui uma cilindrada em torno de 1000 centímetros cúbicos, quase o dobro do Nano.

O Nano custará apenas 4,6 mil reais. Cinco vezes mais barato que nosso carro mais em conta.

O motor também não esbanja potência. São apenas 33 cavalos. Ou seja, não se pode esperar deste modelo um desempenho satisfatório em uma rodovia. Fica mais do que claro que o grande trunfo do Nano é o uso no dia-a-dia das dos perímetros urbanos. Equipamentos de luxo? Nem pensar! A versão básica não possui ar-condicionado, nem vidros elétricos, tampouco a confortável e prática direção hidráulica. Mas a favor da praticidade conta o fato do carro possuir quatro portas e espaço para cinco ocupantes.

Mas calma! Para você que é mais fominha e quer mais conforto e luxo, existem versões superiores, que devem contar com dois limpadores de pára-brisa, vidro elétrico, direção hidráulica e ar-condicionado, itens indispensáveis para os indianos enfrentarem o forte e úmido verão da região. O motor também será um pouco mais potente que o da versão básica.

Claro que, quando falamos de um carro um preço tão acessível e com apelo tão popular, não devemos levar tão em conta sua aparência e nem seus equipamentos de série. Por isso o Nano veio para cumprir um ótimo papel, que é o de dar condições às camadas sociais indianas mais pobres a adquirirem um meio próprio de transporte.

Enquanto isso, aqui no Brasil, nosso carro mais barato é o conhecido Fiat Uno Mille, que entrega o mesmo "luxo" por assombrosos 22.554 reais. Isso é um carro popular? Nem aqui, nem na Índia...

foto: AFP

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Para honrar o slogan...

NOTÍCIAS, CULTURA E... INUTILIDADE!

E aí o papai leva o filhinho no dentista. O menino precisa de pontos e por isso toma uma anestesia forte. Beeeeeem forte.



Fica como mensagem de incentivo - até uma anestesia pode ter um lado bom! Nem sempre pra você que tomou, mas pode ter.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Entrelinhas

CRISE

No domingo, dia 1º desse mês, a Folha de S.Paulo pubicou no caderno Dinheiro reportagens sobre a crise e o mercado de trabalho. Segundo os textos, o perfil predominante dos desempregados é de jovens, em sua maoiria mulheres (informação super animadora para mim). As mulheres representam cerca de 58,1% das pessoas em busca de assinatura na carteira de trabalho.

Relacionando o tal do incomodante desemprego com a crise, Cimar Azeredo Pereira, que é gerente da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, disse em entrevista ao jornal que os impactos da crise sobre o mercado ainda não estão claros.

Enfim, o que me chamou a atenção foram as propagandas das redes de TV nesse mesmo caderno. A Rede Globo pagou meias páginas em várias posições estratégicas do caderno para falar sobre a sua soberania na audiência nacional e sobre o reconhecimento que a empresa tem como maior rede televisiva do país. Em contraposição, o SBT pagou uma página inteira, a última do cadermo, para uma mensagem de "incentivo"´, transcrita aqui:

"O pior efeito de qualquer crise é o pessimismo. Ele barra novos investimentos, impede contratações, traz incertezas, tudo que só faz a situação ficar ainda pior. E ser otimista, em um momento assim, não significa ser irresponsável. Significa conhecer a própria força e competência para superar as dificuldades, além de colocar tudo isso em prática. O Governo toma medidas que ajudam a fortalecer a economia e mostram a força do país em momentos conturbados. E nós, do SBT, também estamos fazendo a nossa parte. Acreditando que a crise fica menor quando a gente trabalha mais e reclama menos."

É isso aí. A Plim Plim exaltou seus produtos e a rede do Baú exaltou o país. Cada uma defendendo seus interesses. Entrelinhas.


*Não está pensado como crítica, apenas apontado para reflexões.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Mergulhando de cabeça

PESQUISAS DE FÉRIAS

As férias estão acabando, e vão levando com elas bons momentos de lazer. Amigos, churrasco, piscina... mergulhos. Sempre tem aquele amigo que "se joga de cabeça" na piscina.
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Mas é exatamente aí que está o perigo: no Brasil, o chamado mergulho em águas rasas é a quarta causa de lesão medular. Médicos e pesquisadores concluíram que as lesões acontecem mais frequentemente entre jovens de 10 a 25 anos, sendo que 99% das vítimas são homens. Mergulhos em piscinas, rios, lagos e até mesmo no mar são a segunda causa de traumatismo na medula espinhal.
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As pessoas se preocupam com possíveis afogamentos, mas se esquecem de observar possíveis pedras ou até mesmo a profundidade inadequada para um mergulho. Durante o verão, o Grupo de Coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da USP até 60% de lesões neurológicas originadas por esse tipo de mergulho.
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É uma brincadeira divertida, porém bem perigosa.