sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Neologismo à francesa

INTERNACIONAL
.
Um dos problemas do dito “terceiro mundo” – alimentado pelas mídias, principalmente o cinema -, é acreditar que não há pobreza e sofrimento nos países ricos. Depois do furação “Katrina”, em New Orleans, EUA, o mundo pode ver o lado pobre do país do Tio San. Agora, na França, o mesmo acontece. A morte de dois adolescentes que foram atropelados por uma viatura policial gerou forte comoção nos subúrbios e a população pobre do país foi à rua manifestar. O presidente francês Nicolas Sarkozy tenta amenizar a situação. Em discurso sobre segurança pública a policiais, usou a palavra “bandidocracia” para dizer que o delinqüente não é uma vítima da sociedade.

“Eu retruco toda a forma de angelismo que procura encontrar em cada delinqüência uma vítima da sociedade e em cada ato de violência um problema social”, disse o presidente francês. Além dessa declaração, Sarkozy disse que as ocorrências nos subúrbios empobrecidos de Villiers-le-Bel - no qual jovens destruíram carros e atiraram contra os policiais – não representam uma crise social e é, na verdade “bandidocracia”.

Declarações como essa ajudam a diminuir a popularidade do presidente eleito dia 6 de maio último, com 53,06% dos votos e sua rival, a candidata socialista Ségolène Royal, 46,94%. Segundo a pesquisa do instituto TNS-Sofres, pela primeira vez os franceses satisfeitos com o governo Sarkozy não somam 50%. O porquê: a população está insatisfeita com os altos preços, provocados pelo fortalecimento do euro frente ao dólar, e, em segundo, o desemprego.

Um forma encontrada de evitar constrangimentos e obrigar a criar palavras que diminuam a culpa do governo na desigualdade social e na violência, foi anunciar que pretende vender 3% da estatal de eletricidade, a EDF, para levantar cerca de 5 bilhões de euros para destinar às universidades, local no qual ocorrem diversas manifestações, inclusive as de duas semanas atrás quando estudantes ocuparam 20 universidades públicas.

No Brasil, a discussão sobre a violência como resultado da desigualdade social foi alarmada com o assalto do apresentador Luciano Huck, no qual, seu rolex foi levada por um delinqüente em São Paulo. Para saber mais sobre o caso, leia a matéria Um assalto para chamar de seu: Luciano Huck e a vida na periferia .

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Todos contra um!

FUTEBOL

Parece que a coisa ficou preta de vez para o Corinthians no Campeonato Brasileiro. O time conseguiu nesta quarta-feira a façanha de perder em casa para o Vasco por 1 a 0, mesmo diante de uma emplogada torcida de mais de 30 mil pessoas empurrando e incentivando a equipe. O único acontecimento que o torcedor corinthiano teve para comemorar foi a derrota do Goiás, concorrente direto na luta contra o rebaixamento, para o Atlético Mineiro, por 4 a 1. Lembrando que o Paraná, outro candidato ao descenso, perdeu no domingo para o santos por 3 a 2 de virada, em Curitiba.

Com esses resultados, o time de Parque São Jorge ainda depende das suas próprias forças para escapar da "degola" na Série A do Brasileirão. Para isso, basta vencer o Grêmio na última rodada do campeonato, no domingo.

Mas é aí que está o grande problema! O Corinthians vai ao Estádio Olímpico, no Rio Grande do Sul, enfrentar uma equipe que precisa da vitória para tentar conseguir a última vaga para a Copa Libertadores do ano que vem. Já o Goiás jogará em casa contra o Inter, que já está classificado para a Copa Sulamericana e joga apenas para cumprir tabela. O Inter, aliás, caso perca, poderá se vingar de 2005, ano em que foi vice-campeão e prejudicado pela arbitragem na partida decisiva contra o campeão Corinthians. Os dirigentes colorados ainda não conseguiram engolir os vários "escândalos do apito" que tiraram das suas mãos o título daquele ano.

Imagem que está rolando pela internet, incentivando o Grêmio a derrotar o Corinthians no domingo

O mais incrível é a mobilização de quase todas as torcidas brasileiras para fazerem uma campanha para o Inter entregar o jogo contra o Goiás no domingo. Palmeirenses, são-paulinos, santistas, flamenguistas, atleticanos, gremistas e muitos torcedores de diversas equipes criaram tópicos em suas respectivas comunidades no Orkut, pedindo para o time colorado perder a partida e apoiando o Grêmio para uma vitória. Até mesmo os torcedores do Inter estão torcendo por uma derrota do próprio clube para poderem ver o Corinthians na segunda divisão no ano que vem.

Pois é Corinthians, agora a situação ficou feia pro teu lado. Alguém já imaginou algum dia gremistas e colorados unidos no futebol? Dêem uma olhada no que dizem as comunidades de Inter e Grêmio.

Obs: eu nunca torci tanto para um time cair pra segunda divisão igual desta vez.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O preço de uma conquista?

NATAÇÃO
.
Rebeca no Pan de 2003 e a mudança para o do Rio em 2007
.
Depois de ficar um tempo sem conversar com a imprensa, a nadadora Rebeca Gusmão resolveu soltar o verbo e em uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo mostrou que as grandes mudanças em seu corpo têm um objetivo: o sonho olímpico. Para tal, deixou de lado a vaidade feminina – coisa que agora é contra – e diz que ser a única com o porte físico entre as atletas brasileiras gera incômodo.

A nadadora será julgada em dezembro por um exame feito no ano passado, e por um realizado em julho, no qual foi constatado um alto índice de testosterona. Para agravar ainda mais, foi constatado que em suas amostras colhidas durante os jogos do Pan havia dois DNAs, o que configura fraude e pena por doping.

Rebeca diz que recebeu apoio de outras colegas e sabe que algumas a criticam pelas costas. Segundo a nadadora, seu corpo é visto como diferente apenas no Brasil, quando se comparada a uma mulher comum. Fora do Brasil, diz, é comum atletas terem grande massa muscular e que para realizar o sonho de ir à Olimpíada, precisa brigar com as outras atletas que também são grandes. De acordo com Rebeca, ela escuta dos dirigentes frases como: “vamos botar você para abrir porque é a única que pode enfrentar essa cavalada”. Por ser única, a nadadora diz que é incompreendida pelas outras atletas que se preocupam com a vaidade mais do que com o esporte. Porém, até mesmo para ela Pequim 2008 está deixada de lado já que o processo é a prioridade. “Não sei se tenho a expectativa de ir a Pequim”, disse a Folha.

Arrependimento diz não ter. “Se voltar a competir, quero voltar até mais forte”, declarou. A defesa já se prepara para conseguir o retorno de Rebeca às piscinas. Irão questionar o laboratório no qual foi realizado o teste de 2006 e pedir a análise da amostra B. A nadadora diz que pensa positivo e que, entretanto, já amadureceu a idéia de que pode ser banida do esporte. “A vida continua”, completou. Caso Rebeca seja suspensa, perderá os dois ouros do Pan, os únicos de uma mulher na natação brasileira.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

"Olho no lance...éééééééé..." Golaços!

FUTEBOL - "O BIZARRO E O INCRÍVEL"

A série "O bizarro e o incrível no futebol" volta mais uma vez pra você, leitor do Blogo News, e dessa vez não traz 10 ou 20 melhores (e também piores) coisas do mundo do futebol.

O vídeo da vez é uma coletânea fantástica com vários dos que podemos chamar de "gols mais bonitos da história do futebol". Lógico que podemos citar muitos que são dignos de entrar nessa categoria e estão de fora do vídeo. Mas, com certeza, os gols a seguir são verdadeiras obras-primas do esporte!

Absolutamente fantástico! Confiram:


domingo, 25 de novembro de 2007

Avó é proibida de dar doces aos netos

CURIOSIDADE

Na Escócia, uma avó foi proibida pela Justiça de dar doces aos seus netos depois de um tribunal ouvir da mãe que eles estavam sofrendo com problemas dentários. A avó, identificada pelas iniciais E.M. tinha entrado com uma ação contra a filha para poder ter contato com os netos.
.
Contudo, a mãe explicou ao tribunal que a avó, cada vez que visitava as crianças, levava duas sacolas com doces. O juiz Daniel Kelly decidiu então que a avó pode visitá-los uma vez por mês, com a condição de que não leve doces.
.
A mãe, identificada como D.R., proibiu a avó de ver as crianças em março de 2006, após uma briga entre as duas. D.R. contou ao tribunal que seus dois filhos mais velhos estavam com problemas dentários e tiveram que extrair dentes por causa disso. O juiz disse não ser possível avaliar se os problemas foram causados apenas por causa dos doces dados pela avó, mas afirmou que ela estava realmente exagerando na quantidade de doces que estava dando aos netos.
.
Coitadas das crianças, que além de possivelmente estarem enjoadas de tanto comerem doces, ainda vão sofrer um bocado com os tratamentos dentários.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Olimpíada de 2008 já tem 870 voluntários selecionados

OLIMPÍADAS - PEQUIM 2008

Ainda falta quase um ano para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, mas a organização do evento vem dando um verdadeiro show de organização e planejamento. Mais de 730 mil (!) voluntários se inscreveram para participar do evento.
.
O evento teste Good Luck Beijing (Boa Sorte Pequim) vem sendo realizado desde junho, e já aprovou 870 candidatos, que já estão garantidos para trabalhar nos Jogos. Porém, restam ainda muitas vagas a serem preenchidas.

Mais de 730 mil voluntários já se inscreveram para os próximos Jogos Olímpicos

O Bocog (Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim) pretende trabalhar com cerca de 70 mil voluntários no evento, marcado para o meio do próximo, e outros 30 mil na Paraolimpíada, que será realizada após o término da Olimpíada.

Li Binghua, vice-presidente do Bocog, se reuniu nesta última quinta-feira com os responsáveis pelo recrutamento de voluntários. Eles foram orientados a buscar candidatos com fluência em línguas estrangeiras e foram alertados sobre a necessidade de treiná-los seriamente e rigorosamente.

Isso sim é exemplo de organização. Pelo jeito, os chineses não estão para brincadeira!

foto: Bocog/Divulgação

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Voltando aos poucos às antigas

FÓRMULA 1

De volta em 2009, o pneu slick (liso) foi utilizado pela última vez nos F-1 no campeonato de 1997

Os fãs mais saudosistas da Fórmula 1, entediados com a numerosa gama de auxílios eletrônicos e avanços tecnológicos presentes nos atuais bólidos da categoria, encontraram nesta semana um motivo para voltarem a sorrir e relembrar os velhos tempos da competição. Nos quatro dias de testes no circuito de Jerez, no começo de dezembro, a F-1 vai se preparar para 2009. Foi anuciado nesta terça-feira que as 11 equipes receberão da Bridgestone, única fornecedora de pneus da categoria, jogos de pneus slick, que devem voltar ao regulamento depois de mais de 10 anos ausentes dos carros.

A última temporada em que os compostos slick foram usados foi na de 1997, vencida pelo canadense Jacques Villeneuve, então piloto da Williams. Os "slicks" são pneus que não possuem ranhuras, tendo sua superfície totalmente lisa, gerando maior área de contato com o asfalto e, conseqüentemente, maior aderência. A partir de 1998, Max Mosley, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), determinou que os pneus deveriam ter ranhuras, para atiçar a briga entre Bridgestone e Goodyear.

Como as queixas pela perda de aderência eram numerosas, as equipes passaram a buscar incessantemente avanços aerodinâmicos para compensar tal perda, o que acabou gerando o atual problema de falta de ultrapassagens nas corridas.

A volta dos slicks estava programada pela FIA para 2008, mas a decisão da Michelin de abandonar a categoria na temporada passada acabou adiando os planos da entidade, que decidiu aplicar a nova regra dos "calçados" somente em 2009. Um outro passo importante para a garantia de maiores disputas nas pistas foi o banimento do controle de tração, usado pelos carros desde 2000.

Enfim a Fórmula 1 está tentando voltar a ser o que era: uma categoria disputada, onde as numerosas ultrapassagens garantiam o show para o público, e não essa monotonia que vemos hoje em dia, onde as paradas de box sempre decidem as provas.

foto: Arquivo Goodyear

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Sorvete idoso pode garantir R$ 50 mil

CURIOSIDADE

Em 1942, a receita exclusiva de chocolate, malte e leite conquistou os apaixonados por sorvete e chocolate no País. Em 2007, 65 anos depois, o clássico Chicabon tornou-se referência no ramo dos picolés.
.
Para comemorar esta data, a Kibon investiu R$ 1,5 milhão em ações de aniversário (isso mesmo, ações de aniversário) que incluem embalagens comemorativas, novo formato de sorvete e uma promoção cheia de desafios e prêmios.
.

Segundo a gerente de marketing da Kibon, Patrícia Borges, “O sorvete Chicabon é considerando uma preferência nacional. Pesquisas realizadas nesses 65 anos de existência mostram que ele é visto como um sorvete de sabor único, marcante e inigualável. Esse é um produto que realmente faz parte da vida dos consumidores”.
.
Como comemoração, o sorvete terá nova embalagem em edição comemorativa em estilo vintage, que explora as principais embalagens das seis décadas de história do produto. Continuando com as novidades, a Kibon também promete lançar o mini Chicabon, uma caixinha com mini-bombons de sorvete Chicabon cobertos por chocolate ao leite, por R$ 3,90.
.
E a festa não pára por aí... A Kibon ainda está desafiando seus consumidores com o “Em busca do picolé numero 1”. O objetivo é fazer com que os jogadores desvendem e procurem pistas nas mais variadas mídias e lugares que os levem a descobrir quem roubou a primeira embalagem de Chicabon. As pistas poderão estar disponíveis nas páginas da internet, sites de relacionamento, embalagens de Chicabon, locais públicos, ou ainda espalhadas pelas ruas das principais cidades do País. “A idéia da promoção é atingir os consumidores de Chicabon de uma forma inusitada e divertida e fazer com que eles se envolvam com o desafio e interajam com a marca”, conta Patrícia.
.
Como premiação, os participantes (que devem se inscrever no site da Kibon) recebem camisetas, mochilas e acessórios. E quem desvendar o mistério final, leva R$ 50 mil.
.
Então vamos tomar sorvete!

domingo, 18 de novembro de 2007

Na hora de dizer o “sim”

COTIDIANO

Parece que o "enforcamento" – como muitos o chamam - não é tão ruim como parece. O Departamento Nacional de Estatísticas do governo britânico divulgou uma pesquisa que afirma: o casamento faz bem à saúde. A conclusão veio dos dados que apontaram que, entre os homens, um bom matrimônio diminui o risco de morrer em até 50%. O estudo diz que os homens solteiros até 35 anos têm mais chances de sofrer alguma doença e falecer do que os casados que estão na mesma faixa etária. No caso das mulheres, as casadas têm menor probabilidade de desenvolver alguma doença crônica.

A pesquisa mostrou ainda que o número de casais que moram juntos mas não são casados legalmente na Inglaterra e no País de Gales aumentou 65%, chegando à 2,3 milhões entre 1996 e 2006. Já os casamentos "no papel" caiu 4% no mesmo período e representa 12,1 milhões. Caso a tendência continue, até 2014, o número de pessoas que moram juntos - até 40 anos - irá ultrapassar o de casados.

Os dados mostram ainda que filhos de pais casados continuam na escola ou faculdade por mais tempo e que a saúde das crianças está diretamente ligada à estabilidade do casamento estável. Os filhos que vivem com os pais naturais juntos têm muito menos chances de desenvolver doenças a longo prazo do que os de mães e pais solteiros.

foto: Revista Manequim Noiva

Todos querem ver Angelina Jolie

CINEMA


Uma junção perfeita: um bom roteiro + uma atriz belíssima e competente. Para muitos essa é a receita para um filme de sucesso. Quando o ingrediente não é nada menos que Angelina Jolie (Oscar de melhor atriz coadjuvante por "Garota Interrompida"), a coisa fica fácil.

O filme "A Lenda de Beowulf", estrelado pela atriz mais badalada de Hollywood, é o campeão de bilheteria no primeiro final de semana de exibição nos Estados Unidos e Canadá, superando assim o filme de animação "Bee Movie, a História de uma Abelha".Dirigido pelo diretor Robert Zemeckis ("De Volta para o Futuro", "Forrest Gump", entre outros), "A lenda de Beowulf" arrecadou US$ 28,1 milhões desde sua estréia na sexta-feira até domingo, segundo a empresa especializada Exhibitor Relations.

Conta a história de um guerreiro escandinavo Beowulf (Ray Winstone) que luta contra o monstro Grendel (Crispin Glover), que aterroriza a população de sua região. Ele consegue derrotar o monstro, mas, em contra partida, acaba atraindo a ira de sua mãe (Angelina Jolie), que se volta contra ele em busca de vingança.
.
O filme, que teve um orçamento de US$ 70 milhões, é baseado em uma lenda épica escandinava. O poema Beowulf foi escrito no século 8, e é considerado o trabalho literário mais antigo da língua inglesa ainda em existência. O poema é considerado uma das inspiração para J.R.R. Tolkien em seu clássico "O Senhor dos Anéis".

"A lenda de Beowulf" ainda não tem uma data para o lançamento no Brasil e de todos os atrativos, a Angelina Jolie continua sendo o principal. Enquanto isso, assita ao trailler.
.
foto: Divulgação

sábado, 17 de novembro de 2007

Os leitores da Folha gostam de bichinhos de estimação

JORNALISMO
.
A pesquisa divulgada no úlitmo dia 11, pelo jornal Folha de São Paulo, mostra o que todos já sabíamos: é um jornal da elite - assim como outros. Depois de ganhar na justiça o direito de usar o slogan "o maior jornal do país", devido a tiragem de 307 mil exemplares diários contra 286 mil de "O Globo" , a Folha fez uma pesquisa, através do Datafolha, que resultou na manchete: "Leitor da Folha está no topo da pirâmide social brasileira". Segundos os dados, 90% dos leitores estão nas classes A e B. Comparando-se com os dados nacionais, 18% da população está nessas classes. A maioria é branca, católica (55%), casada (53%), com filhos (61%) e com pelo menos um bicho de estimação (61%).
.
A pesquisa questionou alguns assuntos polêmicos e o resultado foi: são a favor do casamento gay, da legalização do aborto, da reforma agrária e da redução da maioridade penal; e, por outro lado, são contrários à descriminalização da maconha e contra a pena de morte.
.
Muito mais que uma pesquisa do Perfil do Leitor, ela mostra que os jornais impressos são, muitas vezes, inacessíveis pelas classes menos favorecidas, até mesmo a C, que na pesquisa representou 10% dos leitores, uma queda de 4% comparado a pesquisa feita em 1997. A diminuição dessa parcela dos consumidores da Folha comprova que o poder de compra da classe média diminuiu , e como o jornal é tido muitas vezes como algo supérfluo, é a despesa cortada em um momento de crise financeira.
.
Contudo, o crescimento do poder das classes mais pobres - D e E -, não acompanhou a compra de jornais impressos. Essas classes nem aparecem na pesquisa. A resposta para isso é a falta de costume dessa população de ler esses periódicos e, como o jornal é voltado para a elite, não se vê representado por ele. A pesquisa mostrou que 53% dos leiores preferem jornais impressos à TV aberta, a preferida - com seus Gugus e Gimenez - da população pobre do país.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Classificada! Destino: Pequim-2008

VÔLEI

Com o vice-campeonato, a seleção brasileira conquistou uma das três vagas para as próximas Olimpíadas

Foi com uma certa desconfiança e alguns tropeços, mas a seleção brasileira feminina de vôlei conquistou a tão desejada vaga para as Olimpíadas de Pequim-2008. O time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães já havia, matematicamente, obtido a vaga para os próximos jogos olímpicos após vencer a seleção da Sérvia, na madrugada da última quinta-feira. Restava ainda o jogo contra o Japão, equipe dona da casa, que valia pela briga contra os EUA pelo vice-campeonato. A Itália já havia faturado o caneco com antecedência.
.
E na manhã desta sexta-feira, com a vitória sobre as japonesas e o tropeço das norte-americanas diante das já campeãs italianas, o Brasil ainda conseguiu terminar a Copa do Mundo de Vôlei na segunda colocação pelo critério de desempate, mesmo acumulando 2 derrotas em 11 jogos.
.
A partida foi bastante equilibrada, e com parciais de 25-16, 23-25, 25-18 e 25-18, a seleção brasileira derrotou as donas da casa e chegou aos 20 pontos, ficando empatada com os Estados Unidos. Porém, as brasileiras levaram vantagem no principal critério de desempate, o "ponto average", que é a divisão dos pontos ganhos pelos pontos perdidos. O destaque da partida foi a meio-de-rede brasileira Walewska, maior pontuadora do jogo, com 20 acertos.
.
Com o término da competição, foi realizada a cerimônia de entrega dos prêmios das equipes e individuais, realizada no Nippongaishi Hall de Nagoya. O Brasil conseguiu um dos prêmios individuais com a capitã do time e experiente Fofão, eleita a melhor levantadora do campeonato.
.

Melhor bloqueadora, a italiana Simona Gioli foi eleita também a melhor jogadora do torneio

A italiana Simona Gioli foi escolhida como a melhor jogadora e melhor bloqueadora do torneio. A equipe campeã contou também com a melhor líbero, Paola Cardullo. Veja na lista abaixo as demais premiações individuais:
.
Melhor jogadora: Simona Gioli (Itália)
Melhor levantadora: Hélia Souza 'Fofão' (Brasil)
Maior pontuadora: Katarzyna Skowronska (Polônia)
Melhor atacante: Nancy Carrillo (Cuba)
Melhor bloqueadora: Simona Gioli (Itália)
Melhor sacadora: Yanelis Santos (Cuba)
Melhor líbero: Paola Cardullo (Itália)
.
Resta agora à nossa seleção corrigir os erros que tiraram o título e focar nossas jogadoras para as Olimpíadas. Pelo menos uma coisa é certa: estamos no páreo para o ouro em Pequim, mesmo com o pessimismo de alguns que teimam em criticar e zombar uma seleção que está entre as 3 mais temidas no cenário mundial do vôlei e assumiu a liderança do ranking mundial da FIVB.
.
foto 1: EFE
foto 2: AFP

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

"Ho, ho, ho"? No, no, no!

CURIOSIDADE

A coisa ficou feia pro teu lado, velhinho. "Deixa o homem trabalhar!"

Esta tem tudo pra ser uma das notícias mais bizarras do ano. Em Sydney, capital da Austrália, os papais-noéis foram orientados a não usar mais a tradicional risada "ho, ho, ho". O motivo: a risada pode ser considerada ofensiva contra as mulheres. As autoridades locais instruíram os bons velhinhos a usar a partir de agora a risada "ha, ha, ha".

Um Papai Noel da cidade afirmou ter sido aconselhado por uma empresa de recrutamento a não usar a tradicional expressão, pois poderia assustar as crianças e ofender as mulheres. Detalhe: no inglês americano, a gíria "ho" significa "prostituta".

Julie Gale, coordenadora de uma campanha contra o contato precoce de menores com a sexualidade, diz ser contra a recomendação. "Estamos falando de quem ainda não entende 'ho, ho, ho' com outra conotação e nem precisariam", explica. "Deixem Papai Noel em paz", pediu ainda Julie.

Era só o que faltava mesmo! Se fosse no Brasil, abriríamos a "CPI do ho,ho,ho".

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Acordando a coruja!

FUTEBOL - "O BIZARRO E O INCRÍVEL"

A série "O bizarro e o incrível no futebol" está de volta mais uma vez, leitor do Blogo News. Mas dessa vez, o vídeo de hoje não traz lambanças, pernas-de-pau, esquisitices ou outras coisas medonhas do mundo da bola.

Agora é a hora de mostrar as 10 maiores cobranças de faltas da história. Lógico que cada um tem a sua opinião e talvez essas cobranças não agradem ou coincidam com a opinião de todos. Mas uma coisa é certa: é gol pra fanático nenhum botar defeito!




Aí vai a lista dos 10 inspirados jogadores:

10 - Michael Ballack (Bayern de Munique)
9 - Tomas Broun (Suécia)
8 - Ronaldinho Gaúcho (Brasil)
7 - David Beckham (Real Madrid)
6 - Juninho Pernambucano (Lyon)
5 - David Beckham (Manchester United)
4 - Thierry Henry (Arsenal)
3 - Nakamura (Celtic)
2 - jogador desconhecido
1 - Roberto Carlos (Brasil)

Congresso Nacional gasta equivalente a 30 salários mínimos por minuto

BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO

Os números são grandiosos. O Congresso Nacional gasta a cada minuto R$ 11,545 mil e é o orçamento que mais pesa no bolso da população, segundo dados de uma pesquisa feita pela ONG Transparência Brasil. A Organização comparou os gastos brasileiros com os da Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, México e Portugal.

Nesse ano, o Congresso tem um orçamento de R$ 6.068.072.181,00. Comparado o que é gasto pelos países europeus, com o mesmo dinheiro gasto com os parlamentares, o Congresso poderia ter 2.556 membros. Esse número de integrantes estaria compatível com o dos países da Europa que possuem um político para representar 82 mil pessoas. No Brasil, cada parlamentar é representante de aproximadamente 314 mil. Com isso, o gasto atual do Congresso Nacional é capaz de suportar mais 2 mil parlamentares.

Apenas nos Estados Unidos o custo anual por membro do Congresso supera o do Brasil. Na terra do “Tio San”, cada parlamentar custa em média R$ 15,3 milhões por ano, já no Brasil esse custo é de R$ 10,2 milhões. Comparados ao custo de um congressista na Europa, esse montante é 12 vezes maior, visto que lá cada parlamentar custa R$ 850 mil aos cofres públicos.

A contribuição para que o valor seja tão alto vem do senado. Com seus 81 integrantes, a casa gasta cerca de R$ 33,1 milhões por ano com cada senador. Já para os deputados federais, o número corresponde à R$ 6,6 milhões.

O país pesquisado que menos gasta com os congressistas é a Espanha. No país das touradas o custo de cada um dos 609 parlamentares é de R$ 850.268,42, quase oito vezes menos que o brasileiro. Porém, o menor orçamento do Legislativo fica com Portugal, R$ 219.100.058,97, que tem 230 representantes.

O custo absoluto por habitante, no Brasil, é de R$ 32,49 anuais, o terceiro maior da pesquisa, atrás apenas da Itália (R$ 64,46) e da França (R$ 34,00). O custo brasileiro representa, porém, três vezes mais do que o da Argentina, menor gasto registrado, R$ 10,87. Se o gasto com o senado não fosse calculado, o Brasil estaria na oitava posição, com R$ 18,14 por habitante.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Sul-coreano constrói casa-vaso sanitário

CURIOSIDADE

Essa tem tudo pra ser a casa mais higiênica do mundo. Que beleza, não?

O político sul-coreano Sim-Jae Duck, popularmente conhecido no seu país como "Mr. Toilet", por embelezar banheiros públicos, usou agora uma tática extremamente inusitada e bizarra para justificar o apelido: construiu uma casa com inspiração em um vaso sanitário!

Para comemorar o primeiro evento da Associação Mundial de Banheiros (hoje em dia existe de tudo, não é?), a casa deve ser inaugurada no próximo domingo, dia 18. A associação, que tem o apoio do governo da Coréia do Sul, tem como objetivo iniciar uma "revolução dos banheiros", com a intenção de chamar a atenção para a falta de higiene nesses locais.
.
Sim-Jae disse que pretende cobrar 50 mil dólares dos hóspedes que quiserem passar uma noite no "trono". O dinheiro arrecadado será destinado à associação, que tem o intuito de ajudar países em desenvolvimento a construir melhores banheiros.

Bom, as aves que estiverem passando por cima do monumento podem aproveitar e fazerem suas necessidades em cima da casa.

foto: AP

sábado, 10 de novembro de 2007

Só pode estar de brincadeira!

FÓRMULA 1


O japonês Nakajima acha que sua atuação na prova desse vídeo acima garantiu a ele uma vaga na Williams. Então tá, né!
.
"Nós temos algumas ligações com a Toyota, devido ao acordo de cessão de motores, mas Frank e Patrick (Head) me disseram que estavam muito felizes com o meu desempenho no Brasil. Eu estou certo de que eles me escolheram por causa disso"

A frase acima foi dita pelo piloto japonês Kazuki Nakajima, em entrevista à emissora britânica ITV, após ser confirmado pela equipe inglesa Williams como um dos pilotos titulares do time para a temporada de 2008. Além de Nakajima, o alemão Nico Rosberg também já foi confirmado e fará seu terceiro campeonato pela equipe.

Vale lembrar que nesta mesma corrida no Brasil, Nakajima largou da vigésima posição, ou seja, antepenúltimo lugar, ao passo que o seu companheiro, Rosberg, largou em décimo. Na corrida, Rosberg recebeu a bandeirada na quarta posição, enquanto o japonês foi apenas o décimo. Vale ainda lembrar que, em um dos pit stops, o afobado japonês entrou rápido demais no seu boxe e atropelou dois mecânicos de sua equipe.

Ou o Kazuki Nakajima é um piadista de mão cheia para ter falado isso, ou o senhor Frank Williams está caducando!

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Peugeot domina primeira fila do grid na etapa brasileira da Le Mans Series

AUTOMOBILISMO - TURISMO

A equipe Peugeot carrega o papel de favorita a vitória para a prova

A montadora francesa Peugeot garantiu ontem as duas primeiras colocações no treino classificatório para as Mil Milhas e, de quebra, pulverizou o recorde da pista de Interlagos, palco da última etapa da Le Mans Series, categoria de carros de turismo que disputa provas ao redor do mundo e reúne pilotos de várias nacionalidades.

Com o tempo de 1min18s787, a dupla formada pelo português Pedro Lamy e pelo francês Stephane Sarrazin (ambos ex-pilotos de F1), líderes da categoria LMP1, cravou a pole position para a corrida, deixando a outra dupla da equipe, formada pelo também ex-F1 Marc Gené e por Nicolas Minassian, na segunda colocação, 0,190s atrás.

No terceiro posto parte o Creation-Judd, do trio Jamie Campbell-Walter, Felipe Ortiz e Stuart Hall. O vice-líder da categoria LMP1, Jean-Cristophe Bouillion, parte em quarto, na companhia dos parceiros Emmanuel Collard e Harold Primat.

O brasileiro mais bem colocado no grid de largada é Mario Haberfeld. Na companhia de Warren Hughes e Darren Manning, o brasileiro parte na sexta posição, com a equipe Embassy.

A prova tem como atração para o público a presença de ex-pilotos de Fórmula 1. Além dos já citados Lamy, Sarrazin e Gené, Jean-Cristophe Bouillion, Olivier Beretta, Andrea Chiesa e os brasileiros Raul Boesel e Chico Serra também fazem parte do grupo que um dia já pilotou pela categoria máxima do automobilismo mundial.

A largada da prova está marcada para o meio-dia do sábado (10), com previsão de encerramento por volta das 22 horas.

Os motores vão roncar alto em Interlagos: garantia de espetáculo para os amantes do automobilismo!

foto: Bruno Terena

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

É proibido proibir ... já cantava aquela música

CURIOSIDADE

A emissora de televisão britânica UKTV Gold fez uma pesquisa e escolheu a lei mais bizarra do mundo: no estado norte-americano de Ohio, é proibido embebedar peixes. Foram ouvidas 3.931 pessoas e a pesquisa resultou em uma lista com as legislações mais ridículas da Grã-Bretanha e de outros países.

Apesar de não levarem o título de mais bizarra, outras leis nada deixam a perder em criatividade para a que tenha evitar a embriaguez dos peixes. A mais absurda lei do país da rainha é a que proíbe morrer dentro do parlamento. Em seguida vem a que considera traição colar o selo da rainha ou do rei de cabeça para baixo; uma estabelece que as mulheres de Liverpool, na Inglaterra, só podem fazer topless em público se trabalharem em uma peixaria.

Na lista das leis internacionais, aparece além da campeã de Ohio, a da Indonésia que pune com decapitação as pessoas que se masturbarem. Dos Estados Unidos, temos a importante lei que proíbe dirigir com olhos vendados no estado do Alabama e a punição para as mulheres solteiras que saltarem de pára-quedas na Flórida aos domingos.

Depois de um levantamento, o Blogo News achou outras pérolas da legislação mundial, como:
- Em Baldwin Park, no estado norte-americano da Califórnia, é proibido andar de bicicleta dentro de piscinas;
- Em Jasper Gates, no Canadá, uma lei de 1920 diz que nenhum veículo pode andar mais rápido que a velocidade de um cavalo ou carruagem;
- Em Atenas, na Grécia, uma lei diz que quem dirigir mal vestido pode ter a carteira de habilitação apreendida;
- Em Santa Clara, na Califórnia (lá novamente!), é ilegal nadar no seco;
- Na Micronésia (onde é isso?), os homens são proibidos de usar gravata.

Apesar de não estarem na lista da emissora inglesa, os absurdos brasileiros também merecem nossa atenção. Como o projeto de lei, do início desse ano, o qual o prefeito da cidade de Aparecida, conhecida pela Basílica de Nossa Senhora, José Luis Rodrigues, do PFL, enviou à Câmara da cidade que proíbe enchentes e outras ocorrências climáticas fortes. Isso mesmo! Deixa ver se entendi: Chuva forte, por exemplo, está proibida?

O "Zé louquinho", como é conhecido, explicou a razão do projeto: "Toda chuva que cai, o prefeito é culpado. Recebi requerimento da oposição perguntando o que fiz para proibir enchentes e mandei o projeto. Agora, eles que fiscalizem."

Pela grandeza do projeto, o prefeito devia tê-lo encaminhado para a própria Nossa Senhora Aparecida, que poderia ajudar a colocar a lei em prática. Porém, o projeto, lucidamente, foi rejeitado.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Super reflexos!

FUTEBOL - "O BIZARRO E O INCRÍVEL"

A série "o bizarro e o incrível no futebol" está de volta, caro leitor do Blogo News! E dessa vez, nada mais justo do que homenagear os goleiros, donos da chamada "posição mais ingrata do futebol".

Para isso, nada melhor do que o vídeo abaixo, que mostra que às vezes eles operam verdadeiros milagres! Assista e confira 10 defesas espetaculares:


terça-feira, 6 de novembro de 2007

Acidente em corrida na Austrália fere jóquei e um cavalo

TURFE

O jóquei Mark Zahra acabou fraturando a perna no acidente

Nesta terça-feira, um forte acidente marcou uma das corridas da Melbourne Cup. Dois cavalos se envolveram na confusão e o resultado foi um dos jóqueis sofrendo ferimentos na perna.

O cavalo Bay Story, conduzido pelo jóquei Mark Zahra, vinha na segunda colocação, quando tropeçou a 200 metros da linha de chegada e acabou derrubando Mark, que com o impacto da queda acabou quebrando a perna direita.

O cavalo Bling Bling, que vinha logo atrás, acabou caindo também e feriu a cabeça ao bater na grade de proteção ao lado da pista. Seu jóquei, Greg Childs, saiu da confusão sem ferimentos.

O páreo foi vencido pelo cavalo Red Lord, que havia acabado de ultrapassar o acidentado Bay Story, quando aconteceu toda a confusão.

Aliás, que confusão! Pra quem acha que turfe não é perigoso, está aí a prova de que a história não é bem assim...

foto: Getty Images

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Enterrado de frente mesmo

OMBUDSMAN DA VEZ

Essa última semana marca o início de uma nova idéia: a de reportagens especiais. Como foi visto, a conquista do Brasil em sediar a Copa do Mundo de 2014 ganhou destaque aqui no Blogo News. Foram as postagens: a primeira sobre a última em terras brasileiras e a triste lembrança da final de 1950; depois uma matéria sobre os investimentos – “Um Brasil em obras” - que foi complementada com a matéria assinada pela Marília, “A copa nem começou e já tem CPI”, questionando o que no Brasil é festa: aproveitar obras para superfaturar e colocar grana na cueca.

Na matéria assinada por mim, sobre as obras, a leitora e amiga Mauren disse que viu “na revista Veja dessa semana, que o gasto do Brasil com o mundial será de 5 bilhões!”. O dado que fornecemos foi tirado do site Terra, sendo que esse credita a informação como do porta-voz da presidência. Não duvido que a Veja exagere e faça estimativas, até mesmo em cima da Copa da África do Sul, na qual o orçamento previsto já foi superado mais que o dobro. A revista Veja gosta de sensacionalizar tudo que envolve o governo federal. O que quero ver, entretanto, quais serão as manchetes se o governo que executará a grande parte das obras – entre 2010 e 2014 – for o PSDB. Posso ser julgado como esquerdista, até mesmo contraventor (como disse o leitor Nathan Tiger em meu artigo sobre a perda sentimental do Rolex do Luciano Huck), mas depois de analisar a mídia em todas as disciplinas da faculdade, vejo muito mais claro e com dúvidas se a cobra mordeu o cachorro ou o cachorro que mordeu a cobra. Dúvidas. Sim, confesso que as tenho.

As cinco conquistas do Brasil mereceram uma matéria exclusiva. Assinada pelo Raoni, “
49 anos de glórias” fechou a série especial sobre a Copa. Contabilidade total: cinco postagens sobre a paixão nacional.

Degavar e sempre
Depois do carimbo do Congresso Nacional, chegou a vez das ruas confirmarem a falta de português ou atenção (quero quer eu nessa última opção) da população. Como deixou registrado a leitora Mimi, “Não!!!!!!! Isso não foi um erro gramatical, foi um aborto gramatical.”

Até eu!
Outra matéria de destaque foi a dos novos candidatos à eleição do ano que vem. Como foi dito, a lista é grande e inclui, como foi lembrado pelo Júnior e pelo Lipe, a bandeirinha-gostosa (tem como separar isso?) Ana Paula Oliveira e a rainha do rebolado e das cirúrgias plásticas más sucedidas, Gretchen. A Viviane deu a dica em seu cometário: “vamos nos candidatar”. Viviane, acredito que seja o melhor mesmo. O grande problema é que não tenho uma bunda como a da Gretchen, não conseguiria bater o recorde da Renata Banhara e seus 57 quilômetros de samba e muito menos a alegria de síndrome de Peter Pan do Serginho Mallandro. A ex-chacrete e agora atriz pornô Rita Cadillac disse que quando morrer gostaria que fosse colocada no caixão de bruços, para que o povo a reconheça. Sinceramente, prefiro ser enterrado de frente mesmo.

domingo, 4 de novembro de 2007

Doce vingança!

VÔLEI
.

Jogadoras brasileiras comemoram triunfo sobre as arqui-rivais cubanas

Parece ainda ser difícil engolir a triste derrota da nossa seleção feminina de vôlei diante das cubanas nos últimos Jogos Panamericanos. Porém, a oportunidade de se vingar das arqui-rivais veio nesta última madrugada de domingo (4), no Japão, em partida válida pela Copa do Mundo de Vôlei. E nossas meninas aproveitaram a chance! Em uma partida eletrizante, o Brasil venceu a seleção de Cuba por 3 sets a 2 e, de quebra, manteve-se com 100% de aproveitamento na competição.

A competição, que reúne doze equipes, premia as três mais bem colocadas com a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Com parciais de 25-19, 19-25, 25-17, 19-25 e 15-11, a seleção brasileira conquistou a sua terceira vitória em três jogos, dividindo a liderança do torneio com a Itália, porém esta última figura oficialmente na primeira posição, pois leva vantagem no saldo de sets, principal critério de desempate.

A grande arma do time brasileiro foi o saque. O fundamento foi responsável por 7 pontos das brasileiras, contra apenas 4 das cubanas. "Jogar contra Cuba sempre é difícil. Os dois times sacaram muito bem hoje, mas nós tivemos um pouco mais de sorte, marcando sete pontos no serviço, contra quatro de Cuba. No tie-break, elas erraram alguns saques, dando pontos de graça para nós", afirmou o técnico brasileiro, José Roberto Guimarães.

Maior pontuadora da partida, Sheilla declarou que a concentração do grupo é o fator responsável pelos bons resultados. "O time está focado e tem como objetivo a classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim. A oscilação durante a partida é normal e o importante é que conseguimos a vitória. Mudei minha estratégia no saque. Nos outros jogos, era flutuante. Desta vez, forcei mais e deu certo", disse a oposto "fenômeno", como é chamada por muitos no mundo do vôlei.

Já a ponteira Paula Pequeno, com atuação inspirada, foi eleita a melhor jogadora da partida. "O jogo foi difícil como esperávamos. Nosso saque mais uma vez fez a diferença. Senti a equipe serena inclusive nos momentos decisivos", conta.

Esta sim é a seleção feminina que todos nós, brasileiros, conhecemos bem: jogando com alegria, força e sem medo de perder.

foto: AFP

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Aposentadoria precoce de uma lenda

MATÉRIA ESPECIAL - TÊNIS
.

A suíça Martina Hingis anunciou em uma entrevista coletiva a sua aposentadoria


A tenista suíça Martina Hingis anunciou hoje que vai pendurar as raquetes. A ex-número 1 do mundo, de 27 anos, fez o anúncio em uma entrevista coletiva na cidade de Zurique, capital da Suíça. A decisão foi tomada devido as dificuldades para se recuperar das seguidas lesões que vem sofrendo e a suspeita de doping por cocaína.
.
"Eu achei esta acusação tão horrenda que eu decidi confrontá-la em público", disse na entrevista. "Minha arma no tênis foi sempre o meu jogo, a ingenuidade na quadra, e meu prazer em jogar", argumentou. "O motivo da aposentadoria é porque eu não quero travar uma briga com as autoridades do antidoping", afirma a tenista.
.
Nascida em 30 de setembro de 1980, Hingis se tornou profissional em 1994, com apenas 14 anos de idade. Em pouco tempo, surpreendeu o mundo ao começar a conquistar os principais torneios do mundo com 16 anos de idade, entre eles o tradicionalíssimo torneio de Wimbledon. Logo em março de 1997, ela se tornou a mais jovem número 1 do ranking de todos os tempos.
.
No total, Martina foi considerada a melhor tenista do mundo por um total de 209 semanas (!), a quarta melhor marca da história, e possui um invejável currículo de 45 títulos de torneios de simples, e outros 38 em torneios de duplas.
.
No ano de 2002, contusões nos ligamentos de ambos os tornozelos e uma série de cirurgias forçaram a suíça a anunciar seu retiramento das quadras, com apenas 22 anos. Uma fracassada tentativa de retorno em fevereiro de 2005 fez com que ela declarasse não ter planos para uma volta aos torneios. Porém, em novembro do mesmo ano, Hingis voltou atrás na sua decisão e anunciou sua volta ao Circuito Mundial Feminino de Tênis para o ano seguinte.
.

Martina em ação no US Open, em 2002

A volta foi surpreendente! A suiça derrotou ao longo do ano tenistas de alto nível, como Maria Sharapova, Elena Dementieva, Lindsay Davenport e Venus Williams, e venceu dois torneios na temporada, fechando o ano em sétimo lugar no ranking. Neste ano, Hingis conquistou o título do Torneio de Tóquio, ao derrotar na final Ana Ivanovic. Entretanto, as recentes contusões voltaram a atrapalhar a tenista, que optou por se aposentar precocemente pela segunda vez na carreira.

A partir de hoje, Martina Hingis é mais uma lenda do esporte que, infelizmente, só vai poder ser vista em ação por arquivos de vídeos. Mas quem sabe ainda não há tempo para um novo retorno? De qualquer maneira, o tênis agradece aos excelentes serviços prestados por uma das maiores jogadoras de todos os tempos.

foto 1: Reuters
foto 2: http://images.supersport.co.za